Connect with us

Cidades

Programa Saúde na Escola vai atender alunos da rede municipal de Gurupi

Published

on

Alunos de escolas da rede municipal de ensino de Gurupi vão receber atendimento voltado à promoção e atenção à saúde e prevenção de doenças. Uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) e da Secretaria Municipal da Saúde foi realizada para definir e formalizar as responsabilidades e metas de cada pasta dentro do Programa Saúde na Escola (PSE).

As ações do programa terão vigência de dois anos e vão abranger nove unidades escolares, tanto do ensino fundamental quanto da educação infantil, que foram selecionadas para receber os benefícios. O PSE é realizado pela SEMEG por meio da Prefeitura de Gurupi e conta com recursos do Ministério da Saúde e parceria da Secretaria Municipal da Saúde que vai disponibilizar agentes comunitários, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde.

Durante os 24 meses em que o atendimento será colocado em prática, serão desenvolvidas ações como a promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação de flúor, promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil com práticas corporais, atividades físicas e lazer, além da saúde auditiva e ocular. Também fazem parte do PSE, o combate ao mosquito Aedes Aegypti e prevenção à Covid-19, prevenção ao uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas; verificação da situação vacinal dos alunos; educação sexual e reprodutiva e prevenção às DSTs/Aids, entre outras áreas.

“Nesta primeira reunião já viabilizamos as datas para ações. Aquelas atividades que são presenciais, infelizmente temos que deixar para o segundo semestre, quando temos a previsão de aulas também presenciais. Neste período em que as aulas estão em formato remoto, vamos junto com a equipe da direção pedagógica, inserir essas ações no cronograma de atividades das escolas”, explicou a nutricionista responsável pelo programa na SEMEG, Lívia Fernandes Cavalcante.

A cada dois anos o programa seleciona dez escolas. Ao final da vigência desta etapa outras dez escolas da rede municipal devem ser selecionadas para receberem os benefícios. As ações deste ano terão início a partir de março com o registro do cartão do SUS para os estudantes.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas