Connect with us

Política

Carlesse defenderá no Senado investimentos para a segurança pública: “reflete em desenvolvimento econômico e social”

Quando governador, Carlesse renovou a frota de veículos, adquiriu armamento, investiu em concurso público e qualificação, dentre outros investimentos

Published

on

Carlesse durante entrega de novas viaturas para a segurança pública - Divulgação


Por: Assessoria de Comunicação

 

O candidato a senador Mauro Carlesse (Agir Tocantins) destacou nesta sexta-feira, 2, a importância do Estado investir em segurança pública, relacionando a efetividade da segurança ao desenvolvimento econômico e social. Carlesse também reafirmou seu compromisso de, no Senado, destinar recursos para o setor.

“Entendo que não tem como um estado se desenvolver se a comunidade não se sentir segura, por isso, quando governador, busquei trabalhar para que o Tocantins fosse visto como um lugar tranquilo e seguro pelos moradores, por investidores e turistas que visitavam o Estado. No Senado, vou destinar emendas para dar melhores condições de trabalho às nossas polícias e ajudar a combater a criminalidade”, garantiu o candidato do Agir.

Em sua gestão no Governo do Estado, os investimentos em segurança foram de aquisição de viaturas e armamentos a concurso público e qualificação de servidores. “No momento em que assumimos o Governo, em 2018, iniciamos um trabalho intenso de fortalecimento da segurança pública e de combate à criminalidade. Investimos em todas as áreas da segurança e, em pouquíssimo tempo, os resultados vieram”, enfatizou.

Combate ao crime
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, registrou uma redução de 15,8% em casos de mortes violentas intencionais no Tocantins de 2020 para 2021, caindo de 458 para 390 ocorrências no período. Os roubos e furtos de veículos também caíram 22,4%; roubos e furtos de celulares caíram 45,6%; a taxa geral de ocorrências de roubos foi reduzida em 29,2%, com destaque para os índices de roubos a transeuntes, que tiveram redução de 39,1%. Também caíram os índices de tráfico (-13,6%), posse e uso de entorpecentes (-14,4%).

O Anuário também mostra que somente nos dois últimos anos da sua gestão, os investimentos do Governo com policiamento e defesa civil somaram mais de R$ 125 milhões.

Investimentos e inovação
Carlesse renovou 100% da frota de veículos das forças de segurança, entregando 583 novas viaturas para as Secretarias da Segurança Pública, Polícia Militar (PM) e Cidadania e Justiça. À Polícia Militar, o Governo também entregou novos armamentos, investiu em formação e qualificação profissional e implantou programas inovadores que trouxeram resultados à comunidade, como a Patrulha Maria da Penha, o Programa Vigia, o PMTO Mobile, além da realização da Operação Hórus/Vigia de combate à criminalidade.

Paralelamente, manteve e ampliou programas executados por meio de parcerias entre a Polícia Militar e a Educação, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), os Colégios Militares do Estado do Tocantins, que passaram de 6 para 25; e Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PCIM), implantado em seis unidade escolares durante  a gestão.

Polícia Civil
Para a Polícia Civil, além da renovação da frota, Carlesse reformou e melhorou a estrutura de delegacias em todo o Estado e inaugurou, em Palmas, um complexo de unidades administrativas: a Cidade da Polícia. Ainda na gestão, Carlesse nomeou novos delegados, escrivães e peritos.

Polícia Penal
No governo de Carlesse, o Tocantins caminhava para se tornar o Estado com o melhor sistema prisional do Brasil, com ações voltadas aos direitos humanos tanto da população em geral quanto aos reeducandos. “Nosso trabalho  tinha como meta valorizar os agentes, acabar com a superlotação, fazer um sistema onde os reeducandos pudessem, realmente, cumprir suas penas e terem condições de ser reinseridos na sociedade”, apontou Carlesse.

Entre 2020 e 2021, o Tocantins registrou redução no número de presos e aumento na quantidade de vagas no sistema. Com isso, finalizou 2021 registrando 1,1 preso por vaga no sistema, contra 1,5 registrados em 2020. Em números absolutos, o déficit que era de 1.449 vagas em 2020, caiu para 512 no ano passado.

Foi também Carlesse o primeiro governador a instituir a Polícia Penal, visando a valorização profissional dos agentes de execução penal que atuam no Sistema Penitenciário do Estado.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas