Connect with us

Cidades

Pré-conferências de Assistência Social receberam demandas da comunidade em Palmas e elegeram delegados

12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Palmas será realizada no dia 30 de junho

Published

on

Presidente do CMAS, Wilma Gomes, esteve com um grupo de conselheiros no Cras Karajá I

 

 

Nesta quarta-feira, 21, três Centros de Referência de Assistência Social de Palmas receberam as Pré-conferências de Assistência Social de Palmas que antecipam a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada no dia 30 de junho na Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello. Os encontros foram realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

 

A comunidade atendida pelos Cras Karajá I, Kanela e Taquaruçu pôde trazer demandas sociais e participar da eleição de delegados para participar da Conferência. “Hoje eu vim contribuir, falar o que eu quero para o Cras e para Palmas”, contou a dona Altina Madalena de Jesus, moradora do setor Santa Bárbara.

 

 

A aposentada pontuou que deseja ver “mais cursos de geração de renda e cursos para jovens ingressarem no mercado de trabalho”. Esse levantamento de demandas é justamente o objetivo das pré-conferências, onde participam dos debates representantes da sociedade civil, usuários do SUAS, representantes de entidades e conselheiros municipais de assistência social.

 

12ª Conferência Municipal de Assistência Social

 

No dia 30 de junho, a cidade de Palmas realizará a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, das 8 às 18 horas, no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello com o tema ‘Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos’.

 

Altina Madalena de Jesus pediu mais cursos de geração de renda para a região Santa Bárbara

 

Eixos norteadores a serem debatidos:

 

1 – Financiamento: financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país;

2 – Controle social: qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

3 – Articulação entre os segmentos: como potencializar a participação social no SUAS?

4 – Serviços, programas e projetos: universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS;

5 – Benefício e transparência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

 

 

 

 

Programação

 

Data: 30/06/2023

Horário: 8 às 18 horas

Local: Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo

8h – Acolhimento

9h- Abertura Oficial – Apresentação Cultural

10h – Leitura e aprovação do Regimento Interno

10h:30 – Palestras/Painéis sobre o tema e os 5 Eixos

12h:30 – Intervalo para Almoço

14h – Grupos de Trabalho por Eixos

16h – Plenária Final e leitura das deliberações por grupo, aprovação das prioridades para o Município, Estado e União; avaliação dos participantes e escolha dos delegados estadual (titular e suplente)

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas