Connect with us

Cidades

Fundação Abrinq repercute trabalho de educadora do Cmei Matheus Henrique

Durante entrevista, instituição quis saber um pouco mais das ações pedagógicas desenvolvidas na unidade

Published

on

Professora Roní Nascimento e seus alunos durante atividade pedagógica do projeto

 

 

O trabalho desenvolvido pela professora da rede municipal de ensino de Palmas Roní Lopes Nascimento, dentro do projeto ‘A Árvore’, idealizado pelo Acervo Otávio Roth, chamou a atenção da Fundação Abrinq, parceira do projeto. Durante entrevista realizada nesta semana com a educadora, a instituição quis saber um pouco mais das ações pedagógicas desenvolvidas pela professora no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Matheus Henrique, situada na Arso 112 (1.105 Sul). A entrevista na íntegra será divulgada nos próximos dias neste link.

 

A professora Roní Nascimento conta que desenvolver com as crianças atividades pedagógicas voltadas para o lado artístico foi um presente. “Além de pedagoga, sou também formada em artes cênicas, então o viés artístico sempre me acompanhou e partilhar isso com os meus alunos foi, sem dúvida, um momento muito especial”, destacou a educadora.

 

Ainda segundo a educadora, as crianças amaram participar das atividades, que culminaram em um desenho em formato de folhas de árvores. Mas antes disso, as crianças participaram de rodas de conversas, passeios ecológicos e estudo da vida e obra de Otávio Roth, que inspirou o projeto ‘A Árvore’. “Iniciamos com a observação da ludicidade dos livros ‘Declaração Universal dos Direitos Humanos’ e ‘Azul e Lindo: Planeta Terra Nossa Casa’ e depois fomos desenvolvendo diversas atividades relacionadas aos temas propostos”, explica.

 

Uma das temáticas trabalhadas na unidade foi a ‘identidade’. As crianças participaram da criação de mini televisores, de onde com uso de microfones se apresentavam aos colegas. Durante as apresentações, a professora explica que ia inserindo os conceitos relacionados aos direitos, como o direito à moradia, à alimentação saudável, dentre outros. “Ao final, os desenhos feitos por eles foram muito representativos. Eles se superaram e conseguiram entender a proposta do projeto”, conclui a professora.

 

O projeto

 

A Árvore é uma instalação itinerante de arte participativa formada por folhas de papel pintadas individualmente por crianças do mundo inteiro. O projeto foi idealizado por Roth em 1990, durante uma atividade desenvolvida na Escola da Organização das Nações Unidas (ONU Nova York, EUA), e nos anos subsequentes viajou por diferentes países, como EUA, Dinamarca, Alemanha, Israel e Brasil.

 

O projeto visitará, pelo menos, dez capitais brasileiras nas cinco regiões, engajando 25 mil alunos e 800 professores em uma rede ampla e plural, voltada para pensar e discutir o ensino de direitos humanos e princípios do desenvolvimento sustentável de maneira dinâmica e inovadora, enquanto colaboram para a produção da obra de arte participativa. Em Palmas, aderiram ao projeto 20 unidades educacionais, sendo 15 cmeis e cinco escolas municipais.

 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas