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Especialista dá dicas para facilitar o retorno das crianças às aulas

Início do segundo semestre letivo na rede de ensino da Capital ocorrerá na terça-feira, 1º de agosto

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Início do segundo semestre letivo começa nesta terça-feira, 1º de agosto

 

Nesta próxima terça-feira, 1º, mais de 44 mil alunos matriculados na rede pública de ensino de Palmas voltam às aulas para iniciar o segundo semestre do ano letivo e para facilitar o retorno à escola, profissionais da Educação selecionaram algumas dicas para lidar com os desafios da volta.

A psicóloga e pedagoga Nayjla Lane alerta sobre a importância dos pais, mães e pessoas responsáveis criarem formas para amenizar os impactos na mudança de rotina, para que o retorno à escola seja o mais prazeroso possível. “Sabemos que a mudança repentina na rotina, principalmente em tempos de férias e diversão, pode ser um desafio. Afinal, foram dias de acordar mais tarde, brincar e não se preocupar com os afazeres da escola. Com isso, o primeiro passo é conversar de forma tranquila e falar das situações agradáveis que o ambiente escolar tem”, sugere.

A educadora lembra que a transição para os horários escolares deve ser feita gradualmente. “A sugestão é tentar ir para a cama mais cedo e também despertar mais cedo alguns dias antes da volta oficial à escola. Assim, o retorno será mais tranquilo e menos estressante. É imprescindível conscientizarem as crianças a respeito dos ciclos de tempo e suas responsabilidades, ou seja, explique direitinho para a criança que há tempo para descansar e tempo de retomar os estudos e que ambos contribuirão para o seu desenvolvimento”, avalia.

Uma dica também é convidar os pequenos para organizar o material escolar. “Conferir se mochila está no jeito, checando se todo o material como cadernos, lápis e livros estão em ordem. Outro detalhe é pedir para a criança verificar se os uniformes e utensílios como garrafinha de água e o estojo estão ok”, cita, acrescentando que criar uma rotina de horários com os pequenos, antes mesmo de tudo recomeçar, é fundamental.

A orientação final é que se o responsável pelo aluno puder acompanhar no retorno às aulas auxiliará no processo de readaptação da criança. “As crianças passaram muitos dias com a família, então a presença de alguém da família traz segurança, além de estreitar ainda mais o relacionamento entre família e escola, que sabemos ser imprescindível para o bem-estar dos educandos”, aconselha.
Texto: redação Semed/Palmas

Edição: Secom

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