Connect with us

Estado

Em busca do acesso ao ensino superior, Tocantins tem 660 pessoas privadas de liberdade inscritas no Enem PPL 2022

Do total de inscritos, 652 são custodiados de unidades penais e oito jovens sob medida socioeducativa que vão realizar as provas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023

Published

on

As provas serão aplicadas para 660 pessoas privadas de liberdade nas unidades penais e socioeducativas. - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

Por Márcia Rosa/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) inscreveu 660 pessoas em privação de liberdade para participação no Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL), edição 2022.

Deste total, 652 são do Sistema Penal e oito são jovens sob medida socioeducativa que realizarão as provas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023, conforme calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possibilitando o acesso ao ensino superior e a
continuidade dos estudos.

Sistema Penal

Todas as 26 unidades penais do estado inscreveram custodiados no Enem PPL. A Unidade Penal Regional de Palmas está entre as três com o maior número de inscritos, sendo que 174 custodiados manifestaram o interesse em realizar a prova, seguida pela Unidade de Segurança Máxima de Cariri do Tocantins com 75 inscritos e a Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota com 68.

O gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Dilson Júnior, fala sobre as possibilidades com o Exame. “Ter todas as nossas unidades penais com custodiados inscritos no Enem demonstra o tamanho comprometimento das equipes em promover, de forma efetiva, a educação aos custodiados. É pensando nisso que a Gerência tem trabalhado diuturnamente para que custodiados aumentem as possibilidades de ingresso na faculdade e tenham o acesso à educação de forma plena e com diversas oportunidades”, considerou.

Sistema Socioeducativo

Já os oito inscritos do Sistema Socioeducativo, cinco são do Centro de Internação Provisória Masculino de Gurupi (Ceip Sul) e três do Centro de Atendimento Socioeducativo Masculino de Palmas (Case) que vão realizar as provas em suas respectivas unidades.

A responsável pelo Enem PPL no Sistema Socioeducativo, Agente Especialista Socioeducativo – Serviço Social, Jurania Barbosa de Jesus, enfatiza que “o Enem PPL é muito importante no contexto socioeducativo, pois avalia o desempenho desses estudantes e dá oportunidade para que tenham acesso ao ensino superior, visando dar continuidade aos estudos, criar e ampliar as oportunidades na vida deles por meio da educação e da política de acessibilidade e inclusão”.

Edição: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas