Connect with us

Estado

Governo do Tocantins capacita municípios sobre o preenchimento do Cadastro Único

Capacitação atende 32 pessoas de 15 municípios da região do Bico do Papagaio

Published

on

Capacitação atende 32 pessoas de 15 municípios da região do Bico do Papagaio - Foto: Setas/Governo do Tocantins

Por Cláudio Duarte/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove até sexta-feira, 11, em Araguatins, o curso de Formação Regionalizada sobre o Cadastro Único. A capacitação atende 32 pessoas de 15 municípios da região do Bico do Papagaio, extremo norte do Estado, e iniciou nessa segunda-feira, 7.

Participam da capacitação entrevistadores, digitadores, coordenadores e conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) que é quem acompanha, orienta, e fiscaliza o Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil nos municípios.

A assistente social da Setas, Régina Mercês, frisa que o objetivo é capacitar os entrevistadores municipais que já estão trabalhando ou que ainda vão trabalhar nas entrevistas das famílias que buscam as equipes do Cadastro Único para fazer sua inclusão ou a atualização dos dados no sistema. “A proposta é aprimorar a coleta e a atualização dos dados informados no Cadastro Único. O entrevistador precisa estar atento à importância do momento da acolhida da família e orientá-la sobre o objetivo do cadastro, que é conhecer as famílias para incluí-las nos programas, projetos e benefícios da política de assistência social”, ressalta.

Régina Mercês lembra que é por meio do Cadastro Único que as famílias são incluídas no Programa Auxílio Brasil e outros que utilizam a base do Cadastro Único, como a tarifa social da energia elétrica, Cartão do Idoso, isenção de concursos e tantos outros benefícios que as famílias que têm perfil de até meio salário mínimo podem ter acesso.

Os municípios atendidos nesta semana são Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Buriti, Darcinópolis, Luzinópolis, Nazaré, Maurilândia, Palmeiras, Sampaio, Santa Terezinha, São Sebastião, Tocantinópolis e Wanderlândia.

Edição: Caroline Spricigo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas