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Cidades

Educadoras compartilham o novo currículo para alfabetização e letramento da rede da Capital

Live foi promovida pela Associação de Linguística Aplicada do Brasil (Alab) sobre a experiência de Palmas

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Em mais de uma hora, as professoras apresentaram evidências e dados sobre como Palmas vem trabalhando

 

 

Professores da rede de ensino de Palmas e também de outros estados atenderam ao convite para assistirem a Live da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (Alab) sobre a política de alfabetização construída pela Secretaria Municipal da Educação da Capital. A transmissão ao vivo aconteceu na noite da quarta-feira, 14, no canal oficial da Alab no YouTube, com a participação das professoras Fátima Borges Alves e Francisca Neri, educadores da rede municipal de ensino de Palmas. Elas compõem o projeto de construção do novo currículo para a alfabetização e letramento para a rede da Capital.

 

A mediação do encontro virtual ficou por conta do professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), doutor Wagner Silva, que é pesquisador do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Em mais de uma hora, as professoras apresentaram evidências e dados sobre como Palmas vem trabalhando em pesquisas e projetos sobre alfabetização e letramento. As técnicas compartilharam com os participantes da Live as contribuições que a rede de ensino da Capital vem desenvolvendo em relação  às ferramentas e práticas e metodologias dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos matriculados na rede.

 

No decorrer da Live, as manifestações no chat foram sucessivas. Ao entrar na final da programação, as reações foram de admiração, gratidão e de solicitações para acontecerem novos momentos de interação com o mesmo clima de aprendizagem colaborativo, solidário e enriquecedor.

 

Para a mestra em letras e estudo linguístico, professora Fátima Borges, foi uma boa oportunidade para dividir um pouco do próximo trabalho que está sendo elaborado em Palmas.

 

Segundo ela, professores alfabetizadores e supervisores das unidades educacionais da rede de ensino, bem como com interlocutores de universidades federais, vêm desenvolvendo colaborativamente, um novo currículo, que compõem documentos com os desdobramentos das habilidades e indicadores de monitoramento para orientar os professores no planejamento, bem como na construção dos diagnósticos de monitoramento dos educandos.

 

A doutora em educação, Francisca Izabel Pereira, docente titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), acompanhou a live e ficou bem curiosa para conhecer de perto o trabalho feito em Palmas. “Quero muito conhecer mais o trabalho de vocês. Fico imensamente feliz em saber que estão levando adiante uma proposta de alfabetização espelhada no Alfaletrar”, comentou.

 

 

 

Texto: redação Semed/Palmas

Edição: Secom

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