Connect with us

Cidades

Alunos do Cmei Pequeno Príncipe visitam Unidade Modelo de Produção Animal, da UFT

A aula de campo contou com a participação de 35 crianças do 2º Período

Published

on

Alunos do Cmei Pequeno Príncipe visitam Unidade Modelo de Produção Animal, da UFT

 

 

A manhã desta quinta-feira, 15, foi especial para uma das turminhas do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pequeno Príncipe, localizado na Arno 43 (407 Norte), que participaram de uma aula diferente, fora do espaço escolar. Acompanhadas das professoras e da diretora da unidade, cerca de 35 crianças do 2º Período participaram de uma aula de campo na Unidade Modelo de Produção Animal, localizada no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.

 

A atividade pedagógica aconteceu no espaço onde está implantado o projeto de extensão Assistência técnica a pequenos produtores de alimentos regionais, cuja proposta principal é prestar assistência técnica aos pequenos produtores da agricultura familiar, com interesse em produzir alimentos e fazer um manejo mais eficiente de suas propriedades. O projeto é coordenado pelos professores Bruno Carrilho e Vailton Alves, vinculados ao Colegiado do curso de Engenharia Civil da UFT.

 

O professor Bruno Carrilho conta que, além da assistência técnica, o projeto de extensão tem também a intenção de fazer a interação com a comunidade. “Recebemos pessoas da comunidade em geral, como essas crianças, para uma interação com o ambiente natural, com a criação de animais como as galinhas, patos e peixes. Uma oportunidade para terem um momento mais lúdico e fugir um pouco da rotina diária da sala de aula”, destacou, acrescentando que para a universidade essa troca é muito boa. “Estamos plantando uma sementinha na vida dessas crianças, para quem sabe, no futuro, sejam alunos da universidade.”

 

Durante a excursão, as crianças conheceram o tanque de criação de peixes, visitaram o galinheiro com pitinhos, galos, galinhas e patos, ajudaram os técnicos da universidade com a plantação de mandioca e viram de perto a plantação de abóboras.

 

Segundo a professora Najara Celiane Nascimento, as crianças estavam felizes e ansiosas por conhecerem o espaço onde são produzidos alguns alimentos que eles consomem no Cmei, bem como os animais como galinhas, pintinhos, patos e peixes. “Essas vivências auxiliam no desenvolvimento da criança porque são experiências novas para eles”, afirma.

 

A professora relata que estão trabalhando em sala de aula o projeto ‘Animais da fazenda e a vida no campo’, apresentando para as crianças animais como a vaca, as galinhas, bem como os alimentos produzidos no campo como a abóbora, a mandioca e o milho, e que isso tem contribuído bastante com o desenvolvimento infantil. “Essa visita renderá muitos relatos em sala de aula. A forma como eles têm lidado com as descobertas está influenciado até suas famílias que chegam ao Cmei felizes com o aprendizado e desenvolvimento das crianças”, conta.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas