Connect with us

Política

Dirigentes do PT se reúnem para garantir direitos de candidatos negros

Em nota, secretarias estaduais de combate ao Racismo criticam tentativa de mudar critérios de divisão de fundo eleitoral

Published

on

Por Assessoria

Secretarias estaduais de Combate ao Racismo do PT enviaram à direção nacional uma nota conjunta que defende os direitos dos candidatos(as) negros do partido.

 

A ação foi necessária após os candidatos petistas brancos tentarem burlar a resolução do TSE que determina que o fundo eleitoral nesta eleição seja distribuído de forma proporcional entre raças.

 

“A conquista do repasse de recurso para candidaturas negras é uma vitória coletiva dos movimentos negros e dos antirracistas que se juntam a essa luta”, diz a nota assinada pelas secretarias.

 

Foram registrados pelo PT 48,73% candidatos que se autodeclaram negros. Com isso, candidaturas brancas receberão menos recurso do que o planejado e buscam junto á direção nacional uma alteração nas regras.

 

“Queremos ressaltar a corajosa e coerente postura da Secretária de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade, que (destoando dos demais partidos) se coloca a favor do dispositivo da distribuição proporcional de recursos para pessoas negras, segundo resolução do TSE”, elogiaram em nota

 

Com a maioria de brancos na direção nacional o pedido é para que a decisão que afeta candidaturas negras passe também pelas secretarias de combate ao Racismo.

 

“Que se combata o racismo estrutural, que se cumpra a resolução do TSE e se destine os recursos para candidaturas de pessoas negras”, finalizaram.

 

Nota Pública ao Partido dos Trabalhadores – recursos pessoas negras – 31-08-22

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas