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Canal de checagem Comprove tira dúvidas sobre notícias relacionadas à Câmara dos Deputados

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A população brasileira pode contar com um canal exclusivo de checagem de notícias relacionadas à Câmara dos Deputados. O Comprove permite ao cidadão tirar dúvidas sobre conteúdos recebidos pelas redes sociais ou divulgados em sites da Internet. Na página do canal, o usuário também tem à disposição esclarecimento sobre boas práticas de uso da rede mundial de computadores para não se deixar enganar facilmente.

O Comprove inseriu a Câmara dos Deputados nos esforços de combate às notícias falsas, também conhecidas como fake news, porque a Casa  acredita que sua proliferação consiste em uma ameaça não apenas ao Poder Legislativo, mas à democracia de uma maneira geral.

Parceria nas eleições
Recentemente, a Câmara dos Deputados e o Tribunal Superior Eleitoral firmaram parceria para o enfrentamento da desinformação nas eleições. O termo de cooperação tem como objetivo combater as fake news e garantir a legitimidade e integridade do pleito de outubro.

Pelo texto, as instituições se comprometem a realizar atividades voltadas à conscientização da ilegalidade das práticas de desinformação; a adotar medidas para desestimular e denunciar condutas ilegais em campanhas e o envio de disparo em massa de mensagens de propaganda política em desacordo com a legislação; a auxiliar na defesa da integridade do processo eleitoral e da confiabilidade do sistema eletrônico de votação; e a difundir conteúdos oficiais produzidos pelo TSE, incluindo serviços úteis ao eleitor.

Como funciona
Por meio do número de WhatsApp (61) 99660-2003, o usuário pode consultar a veracidade de informações relacionadas à atividade, à estrutura e à administração da Casa e aos deputados federais no desempenho de sua função regimental.

Os interessados devem enviar links da internet, fotos, capturas de tela, vídeos ou áudios das informações a serem checadas. Não serão checados atos praticados pelos deputados em âmbito privado, em atividades nos estados de origem ou anteriores ao mandato, assim como conceitos amplos, opiniões e tendências.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (horário de Brasília), exceto feriados.

O canal é exclusivo para recebimento de mensagens via WhatsApp. Não serão atendidas ligações telefônicas. Para o adequado atendimento da demanda, alguns dados serão requeridos durante o atendimento, como nome completo, cidade, estado e e-mail pessoal.​

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