Connect with us

Cidades

Alunos e professores da ETI Fidêncio Bogo participam de Oficina de produção da viola de buriti

Instrumento surgiu na década de 1940, na comunidade Mumbuca, em Mateiros, no Jalapão

Published

on

Palestrante Wanderley Batista (camiseta laranja) aproveitou o encontro com os alunos para contar a história das variações e tipos de viola brasileira.

 

Os alunos e educadores da Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, situada em Taquaruçu Grande, zona rural de Palmas, receberam na manhã desta quinta-feira, 26, a oficina musical do Projeto ‘Tocantins em Concerto’, promovido pela Associação Viva Música.

 

A oficina ‘Viola de Buriti, instrumento musical característico da cultura tocantinense’, ministrada pelo músico e artesão Wanderley Batista, chamou a atenção dos estudantes e dos professores da unidade, que não perderam tempo para tirar dúvidas sobre os detalhes da produção da peça musical e de como os sons da viola são emitidos.

 

Batista aproveitou o encontro com os alunos para contar a história das variações e tipos de viola brasileira, incluindo é, claro, a viola de buriti que é um bem cultural tipicamente tocantinense.

 

Oficina ‘Viola de Buriti, instrumento musical característico da cultura tocantinense’ chamou a atenção dos estudantes e dos professores da unidade

 

De acordo com o artesão, o instrumento surgiu na década de 1940, na comunidade Mumbuca, em Mateiros, no Jalapão, e tem como matéria-prima a palmeira de buriti. “Estimular sua preservação e reprodução é o foco do nosso projeto, além de expandir as técnicas de execução do instrumento e de sua fabricação”, citou Wanderley, reforçando que a viola de buriti é uma das riquezas culturais do Estado e colaborar com a sua preservação e transferência das técnicas de produção é gratificante.

 

Além da oficina, Wanderley Batista, ao lado de outros músicos integrantes do projeto, entoou algumas canções da Música Popular Brasileira (MPB). O público, que acompanhou a ação, cantou e também aproveitou para conhecer de perto vários modelos de violas de buriti, produzidas aqui no Tocantins.

 

Para a diretora da ETI Fidêncio Bogo, Joselaine Queli Fiametti, o momento foi bastante prestigiado pela comunidade escolar que participou e interagiu durante toda a oficina e apresentação dos músicos. “Nossos alunos e educadores puderam conhecer de perto como é feita a produção de um instrumento totalmente artesanal, pois é feito da palmeira e as quatro cordas são feitas com linha de pesca. Um instrumento genuinamente tocantinense”, ressaltou a gestora.

 

 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas