Connect with us

Cidades

Agentes de trânsito concluem curso de Identificação Veicular Avançada com blitz em Palmas

Formação foi dividida em duas fases, aulas teóricas online e momento prático por meio de blitz em dois pontos da cidade

Published

on

De acordo com instrutor e policial militar, Uipiner Gomes dos Santos a capacitação dos agentes deve ser contínua

 

 

Ao longo do mês de junho, agentes de trânsito do município de Palmas estiveram participando do curso ‘Identificação Veicular Avançada’, visando o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas para identificação de documentos e veículos adulterados em circulação. O treinamento promovido pela prefeitura de Palmas por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), terminou nesta quinta, 29, e contou com a participação de 80 agentes.

 

Hugo Sulacov, um dos instrutores, explica como a qualificação importa no exercício dos agentes e também visa a segurança das pessoas que adquirem veículos. “Formação é tudo no combate a roubo, furto e adulteração de veículos, para que os agentes possam detectar uma fraude é preciso ter o conhecimento necessário para realizar os exames de forma correta”.

 

Para Junia Ferreira, agente de trânsito há 23 anos, a atualização foi essencial. “Excelente, pois vai contribuir muito nas atividades cotidianas inerentes à área de atuação dos agentes de trânsito, considero a formação contínua algo indispensável para nosso crescimento profissional e até mesmo pessoal”.

 

Aplicativo Vio, desenvolvido pelo Serpro, permite verificação e validação de documentos como CNH e CRLV sendo utilizado como ferramenta de trabalho dos agentes

 

A identificação veicular pode ser realizada via duas etapas: o exame perceptual e físico, como explica o instrutor e policial militar, Uipiner Gomes dos Santos. “Vem dos agregadores reais e comparativos, vistos externamente e internamente nos veículos. Mostramos qual a importância desses agregados na amarração do sistema, seja agravação dos motores, chassi, vidros, etiquetas autodestrutivas entre outros, isso garante mais segurança ao condutor e ao próprio agente de trânsito, para que antes de tomar uma medida administrativa ele tenha certeza do que está fazendo”.

 

O treinamento executado pela IB Consulting, conveniada da FGV no Tocantins, terminou com as operações de bloqueio viário em dois pontos da cidade, para conclusão do curso e prova prática dos agentes participantes.

 

A primeira blitz aconteceu na quarta, 28, próximo ao Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, na Av. NS-2, a segunda e última nesta quinta, 29, realizada na Av. NS-1, próximo à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO).

 

 

Texto: redação IVM/Palmas

Edição: Secom

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas