Connect with us

Cidades

Naturatins e Senar realizam curso de fabricação de doces com frutos do Cerrado

Curso faz parte da comemoração do aniversário de 25 anos da Área de Preservação Ambiental Serra do Lajeado, sendo direcionado aos residentes da Fazenda Esperança localizada no interior da APA

Published

on

Residentes da Fazenda da Esperança na APA Serra do Lajeado durante o curso sobre fabricação de doces do Cerrado - Foto: Washington Luiz/Governo do Tocantins

 

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu um curso de fabricação de doces e compotas feitos com frutas nativas do Cerrado. O curso foi direcionado aos residentes da Fazenda Esperança, localizada dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) Serra do Lajeado.

Idealizado pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, o curso tem como objetivo fomentar o manejo sustentável da APA Serra do Lajeado. O evento foi realizado na semana passada e faz parte das atividades alusivas às comemorações de aniversário dos 25 anos da APA. A ideia é que o curso seja replicado ao longo deste ano para outros públicos.

Para o Matheus Batista, um dos residentes que fez o curso, essa foi uma oportunidade para aprender uma nova profissão. “Além de conhecer mais sobre os frutos do Cerrado, estamos também aprendendo uma profissão e pretendo usar esses novos conhecimentos para trabalhar”, informou.

A engenheira de Alimentos e instrutora do curso, Patrícia de Oliveira, destacou que o treinamento adquire ainda mais importância por estar sendo realizado na Fazenda da Esperança. “Os rapazes que estão aqui precisam ocupar a cabeça e também conhecer uma nova área de conhecimento”, afirmou.

Já a engenheira ambiental e supervisora da APA Serra do Lajeado, Camila Muniz, ressaltou a importância dessa parceria entre o Naturatins e o Senar. “A parceria entre o Senar e a Naturatins é vital, e não é a primeira vez que os dois órgãos trabalham juntos”, informou, complementando que, enquanto o Naturatins trabalha com a preservação da APA, o Senar trabalha com o manejo sustentável dessa área.

Durante o curso, os residentes da Fazenda da Esperança aprenderam 18 variedades de produção de doces e compotas de frutos do Cerrado. Esses produtos farão parte das receitas fabricadas na própria Fazenda, que tem como objetivo ajudar na manutenção dos residentes.

 

Ao longo deste ano, o curso deverá ser ofertado para outros públicos interessados na fabricação dos doces – Washington Luiz/Governo do Tocantins

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas