Connect with us

Política

TRE-TO finaliza etapa de visitas a aldeias do Projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos indígenas

As visitas foram realizadas nas aldeias dos municípios de Goiatins e Itacajá.

Published

on

Durante esta semana, a Justiça Eleitoral do Tocantins levou às comunidades indígenas Rio Vermelho, Cachoeirinha e Manoel Alves Pequeno o Projeto de Inclusão Sociopolítica dos povos indígenas. As comunidades ficam localizadas nos municípios de Goiatins (32ª ZE) e Itacajá (33ª ZE), no nordeste do Estado.

Na Aldeia Rio Vermelho participaram mais de 50 lideranças e membros das comunidades Bacuri, Capitão do Campo, Maãkraré e Aldeia Nova. Na aldeia Cachoeira cerca de 100 pessoas das comunidades vizinhas (Areia Branca, Pé de Coco, Água Branca, Taipoca, Ken Poy Kré e Pedra Furada) compareceram ao evento. Já na comunidade Manoel Alves Pequeno participaram indígenas das aldeias São Vidal, Campos lindos, Kapey, Pedra Branca, Água Fria, Santa Cruz, Coqueiro, Mangabeira, Buritizal, Cristalina, entre outros, totalizando mais de 130 participantes.

Para o juiz eleitoral Wellington Magalhães “este é um projeto de alcance social inestimável, especialmente por promover a interação entre culturas. Ao desburocratizar o acesso à Justiça Eleitoral, o projeto se preocupa com a satisfação do usuário indígena, que ao conhecer de forma simplificada o processo eleitoral tende a se envolver de forma mais efetiva na tomada de decisões, que influenciam diretamente seu modo de vida. Um projeto inédito que pode ser exportado facilmente para as demais unidades da federação brasileira. ”

 

Programação

As visitas foram realizadas entre os dias 23 e 26 de setembro e começaram com palestra do juiz eleitoral Wellington Magalhães sobre a criação do projeto e os 3 eixos em que ele atua: 1. Segurança das eleições em comunidades Indígenas; 2. Diálogo intercultural; 3. Representação política dos indígenas.

Em seguida o procurador federal junto à Funai, Lusmar Soares Filho, falou sobre a União e representatividade dos povos indígenas; e o juiz eleitoral Luís Otávio Fraz fez sua exposição sobre a importância da participação do povo indígena no processo eleitoral.

As visitas se encerraram com uma dinâmica e jogo interativo sobre eleições e a realização de uma votação simulada nas urnas eletrônicas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas