Connect with us

Cidades

Segurança alimentar encerra debates do Encontro Nacional do Iclei em Palmas

Disussões abordaram experiências de municípios e entidades

Published

on

Participantes do encontro do ICLEI em Palmas avaliam debates e comemoram evento

Autor: Georgethe Pinheiro

 

A Plenária Sistemas Alimentares Sustentáveis e Circulares encerrou o segundo dia de trabalhos do 2º Encontro Nacional do Iclei Brasil, realizado em Palmas. Na mesa de debates foram discutidas estratégias para a transição dos sistemas alimentares sustentáveis e circulares no contexto nacional-local brasileiro.  Ainda na tarde de trabalhos foi realizado o lançamento do portfólio de serviços do Iclei para sistemas alimentares, um guia de orientações a gestores municipais construído em parceria entre o Iclei e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Fao) Aconteceu ainda a  assinatura entre o Iclei, a Prefeitura de Curitiba e o Instituto Comida do Amanhã em relação ao Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (Luppa).

 

Plenária sobre segurança alimentar marca trabalhos do segubdo dia do Encontro do Iclei em Palmas

 

As discussões abordaram as experiências desenvolvidas no âmbito da segurança alimentar pelo municípios de Curitiba-PR (secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Dâmaso Gusi), Pindamonhangaba-SP (secretária municipal de Meio Ambiente de, Maria Eduarda San Martin), Salvador-BA, (diretor municipal de Resiliência da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência), diretora-geral do Instituto Comida do Amanhã, Francine Xavier, pela secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Lilian Rahal.
Ainda participaram da mesa, como debatedores o Alto representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala e a gerente Regional Técnica do ICLEI América do Sul, Leta Vieira.

 

Prefeitura de Curitiba, LUPPA e Instituto Comidas do Amanhã assinam acordo por segurança alimentar no Encontro do ICLEI em Palmas

 

Workshop

Além da Plenária, o segundo dia de trabalhos ainda contou com a realização do Workshop Inclusão de pessoas com deficiência na gestão de Riscos de Desastres e Resiliência, que ofereceu treinamento sobre o uso da ferramenta Scorecard e seu Anexo de Inclusão de Pessoas com Deficiência da UNDRR /MCR2030. Também foi oferecido um treinamento sobre o uso da plataforma CDP ICLEI Track para reportar o progresso climático das cidades .

 

O encerramento do 2º Encontro Nacional do Iclei Brasil foi realizado durante uma programação noturna, onde os participantes fizeram uma avaliação dos trabalhos. Também foi realizado o lançamento do Relatório de 10 anos do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas