Connect with us

Cidades

Saúde de Palmas explica fluxo de atendimento odontológico na Capital

Procedimentos são ofertados em três diferentes tipos de unidades

Published

on

Porta de entrada para atendimentos odontológicos é a atenção primária

 

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas oferece serviços odontológicos nas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e também no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A coordenadora da Saúde Bucal da Atenção Primária e dentista, Christine Mourão Araújo, conta como os pacientes podem acessar esses serviços em Palmas.

Segundo Christine, a maioria dos casos, incluindo as situações de urgência, o paciente deve dirigir-se à sua unidade de saúde de referência que oferta serviços plurais como orientação, profilaxia, raspagem, restaurações, exodontia, tratamento restaurador atraumático, acesso à polpa e medicamento intracanal, remoção de sutura e continuidade do tratamento periodontal.

Nos finais de semana e horários noturnos, quando o paciente enfrentar uma emergência que requer atendimento imediato, ele deve procurar o serviço odontológico nas UPAs. “Os tratamentos eletivos, que não são urgentes, são agendados normalmente nas unidades de saúde do paciente. Os casos urgentes podem entrar como demanda espontânea”, ressalta Christine.

A dentista enfatiza que o CEO é responsável por tratar casos com complexidade de tratamento, como tratamentos de canal, serviços buco maxilofaciais, próteses e outros procedimentos relacionados. “Os usuários têm acesso a todos os serviços inicialmente através de sua unidade de referência. Caso precisem de uma especialidade do CEO são inseridos no sistema de regulação pelo dentista e, posteriormente, profissionais do centro entram em contato para marcar a consulta”, orienta.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas