Connect with us

Cidades

Humanização na Defensoria Pública em Gurupi com atendimento em Libras

Servidores da regional passaram por capacitação da UFT e estão realizando atendimento para pessoas com deficiência auditiva

Published

on

Atendimento em libras na DPE em Gurupi

Com o objetivo de promover um atendimento ainda mais humanizado, com inclusão social, a regional da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Gurupi tem prestado atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como o que aconteceu nesta quinta-feira, 22, quando o Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi e a 5ª Defensoria Pública Cível atenderam um casal com deficiência auditiva, em Libras.

O atendimento foi realizado pelas servidoras da instituição no município Arlete Araújo e Giovanna Liguilli, sob a orientação da defensora pública Lara Gomides, coordenadora do Nuamac Gurupi. Conforme Giovanna, o acolhimento foi possível graças a um curso básico de Libras oferecido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) que ambas concluíram em julho. “A interpretação em Libras é importante para estabelecer de forma eficiente o acolhimento do assistido, primando pela humanização do atendimento”, declarou Giovanna, que já está cursando o curso de Libras intermediário pela Associação de Apoio e Defesa dos Direitos dos Surdos de Gurupi.

A formação das servidoras em Libras foi um pedido do Nuamac Gurupi. De acordo com a coordenadora do Núcleo, defensora pública Lara Gomides, com a capacitação, a instituição passa agora a atender pessoas que tenham dificuldade de comunicação convencional, cumprindo seu papel em todas as situações.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas