Connect with us

Cidades

Farmacêuticos auxiliam nos programas de saúde e no controle de estoque de medicamentos da Capital

Nesta sexta-feira, 20, foi comemorado o dia desses profissionais

Published

on

Um dos trabalhos da farmacêutica Pollyana de Oliveira é fazer conferência dos medicamentos e fechamento para recebimento de mercadoria. Fotógrafo: Raiza Milhomem / Semus Palmas

 

Responsáveis não apenas pela dispensação de medicamentos, os farmacêuticos têm um papel importante na qualidade da saúde pública de Palmas. Esses profissionais, além de trabalharem em conjunto com médicos e equipe de enfermagem, também auxiliam diversos programas de saúde como no tratamento de tabagismo, hanseníase e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), assim como contribuem para melhor distribuição e controle de estoque dos medicamentos da assistência farmacêutica e farmácias municipais.

Nesta sexta-feira, 20, quando se comemora o dia do farmacêutico, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) parabeniza o trabalho desempenhado pelos servidores e ressalta o comprometimento, dedicação e zelo para garantir o tratamento adequado e seguro para a população palmense. Atualmente são mais de 80 farmacêuticos que atuam na rede pública da Capital e a Pollyana de Oliveira é uma delas.

A servidora trabalha na assistência farmacêutica e dá o suporte necessário para os demais colegas no acesso ao Sistema de Abastecimento Farmacêutico, conhecido como Hórus e também nas substituições, fechamentos para recebimento de mercadoria e realização de inventários. “Esse trabalho em conjunto é fundamental para que todos desempenhem atividades padronizadas, facilitando a organização, atendimento igualitário, gerenciamento e controle dos medicamentos”, comenta Pollyana.

Essa otimização do trabalho também proporcionou um atendimento mais humanizado aos pacientes. Os farmacêuticos da rede conseguem promover o bem estar dos usuários e garantir cuidados como possíveis interações medicamentosas, alerta dos horários e dias para medicação correta, acompanhamento e tratamento assistencial.

O gerente da assistência farmacêutica da Semus, Felipe Gama, conta que algumas melhorias também foram desenvolvidas para facilitar e dar mais acolhimento aos pacientes, como o consultório farmacêutico e farmácias mais acessíveis. Ele ainda ressalta que se orgulha de todos os profissionais da área e da parceria que eles criaram em prol de melhor assistir a população. “Além disso, temos farmacêuticos que atuam em várias áreas, alguns fazem palestras nas unidades de saúde para os usuários do SUS, outros são pesquisadores e residentes da Fundação Escola Pública de Palmas (Fesp) e ainda aqueles que fazem visitas domiciliares e orientações farmacêuticas”, completa Gama.

 

 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas