Cidades
Campanha Agosto Lilás promove ações de combate à violência contra a mulher em Porto Nacional
Neste período, as Secretarias Municipais de Assistência Social e Habitação, de Saúde e da Educação irão trabalhar abordagens relacionadas à temática
O município de Porto Nacional inicia, nesta quarta-feira, 03, a campanha “Agosto Lilás”, de combate à violência contra a mulher, com uma vasta programação a ser realizada durante o mês. Neste período, escolhido por conta da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, as Secretarias Municipais de Assistência Social e Habitação (Semas), de Saúde (Semus) e da Educação (Semed) irão promover diversas abordagens de temas relacionados ao enfrentamento da violência contra o público feminino.
Conforme a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Keila Viana, o principal objetivo da campanha é acolher e conscientizar as mulheres vítimas de agressões, seja ela qual for. “Por meio de ações de conscientização, mobilização da sociedade e de instituições, poderemos adotar medidas para coibir todas as formas de violência contra a mulher e, dessa forma, levar a informação e evitar esse tipo de ato, além de estimular as denúncias de práticas ilegais”, explicou.
Conforme a programação da Semas, as atividades ocorrerão nos seguintes locais e datas: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Esperança – 04/08, às 16h; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) União – 09/08, às 16h; Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) – 10/08, às 16h; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santino Dias de Alecrim, em Luzimangues – 18/08, às 09h; Núcleo de Assistência Social (NAS) da Escola Brasil – 23/08, às 14h30 e em Pinheirópolis – 23/08, às 16h.
A Secretaria Municipal de Saúde atuará por meio da Diretoria de Atenção Especializada da Saúde, realizando palestras educativas e atendimentos individualizados, durante todo o mês, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) e Centro de Especialidades Médicas (CEME). Além disso, as áreas de Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) e Unidade Brigadeiro Eduardo Gomes, também contarão com atividades alusivas à campanha.
Para a secretária municipal de Saúde, Lorena Martins, a campanha também incentiva o autocuidado, o amor próprio. “Não podemos e nem devemos ficar calados diante dos crimes que são cometidos diariamente. E o Poder Público é um dos principais colaboradores para disseminar as informações para que a sociedade tome consciência da seriedade que é a violência contra a mulher”, destacou.
Já a Secretaria Municipal da Educação irá presentear as participantes durante todo mês de agosto com apresentação de peças teatrais em vários pontos da cidade sobre a temática.
Calendário das apresentação teatral durante todo mês de agosto:
Antiga rodoviária: quarta- feiras
Imperial: quintas- feiras
Luzimangues: sábados
Feiras onde o coletivo de mulheres organiza
Roda de conversa: CRAS, NAS, CREAS, UBS.
Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal da Comunicação
Edição: Juscelene Melo