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ATI cria inteligência artificial para atendimentos rápidos e assertivos de serviços no Ruraltins

Atendente virtual conversará com o público, tanto por texto quanto por comando de voz

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Inteligência artificial desenvolvida pela ATI está em funcionamento no site do Ruraltins a partir desta terça-feira, 14
Uma inteligência artificial (IA), desenvolvida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), capaz de oferecer atendimentos rápidos, a qualquer momento, e mais assertivos, está funcionando como projeto-piloto no site do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), https://www.to.gov.br/ruraltins, a partir desta terça-feira, 14.

No chatbot batizado de Tocantins Inteligência Artificial (TIA), a atendente virtual conversará com o público, tanto por texto quanto por comando de voz, captando as intenções dos usuários e respondendo-os com base em informações armazenadas no banco de dados do Ruraltins referentes aos serviços prestados pelo órgão, dentre eles o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural, Piscicultura e Agroecologia e assuntos institucionais, como por exemplo, contatos dos escritórios regionais do órgão.

O presidente da ATI, Marco Aurélio Giralde, afirma que o intuito é que a TIA seja expandida para todo o Governo do Tocantins. “A ATI tem trabalhado em um modelo atualizado de soluções tecnológicas de forma que, além de otimizar os trabalhos, entreguem resultados efetivos. Esse é um projeto que começa no Ruraltins, como piloto, mas o nosso objetivo é que todo o Governo do Tocantins seja amplamente atendido por essa inteligência artificial e que os cidadãos possam ter, nela, a garantia de mais um suporte para o acesso aos serviços fornecidos por cada pasta”, destaca.

O gerente de Inovações Tecnológicas da ATI, Vagner Cassol, destaca que, ao elaborar produtos inovadores, a ATI tem acompanhado a evolução das melhores práticas em inovações tecnológicas. “Hoje percebemos que, em nível de Brasil, muitas empresas privadas têm desenvolvido chatbots para a melhoria de seus negócios. No serviço público, essas tecnologias possibilitam melhorar a qualidade no atendimento aos usuários, desafogar a demanda e fortalecer o atendimento humano para tarefas que um robô não consegue realizar. Dessa forma, podemos dedicar mais esforços em várias frentes para melhorar, cada vez, a qualidade do nosso trabalho”, afirma.

Para o presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, esse canal de diálogo direto com o usuário, com uma base de dados sobre os serviços prestados, está inserido em um pacote de ações do Programa Ater 4.0, que é a assistência Técnica e Extensão Rural Digital, no intuito de facilitar a vida do cidadão que precisa de agilidade na informação. “Ainda como piloto, vamos apresentar essa ferramenta aos nossos regionais e escritório locais, promover capacitações, e, paralelo a isso, ajustar junto com a ATI as principais demandas no sentido de contemplar o máximo de informações referente ao trabalho da extensão rural no Tocantins. Vejo que estamos caminhando no rumo certo, porque a tecnologia está chegando aos pequenos agricultores, exigindo a implantação de recursos tecnológicos para ter ganhos na sua produtividade e principalmente, na eficiência da produção”, ressalta.

Premiações

Essa não foi a primeira vez que Vagner Cassol desenvolveu um chatbot. Em 2019, orientou um Projeto de Iniciação Científica, de autoria do aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Allan Pereira de Souza. O “Papagaio”, robô de conversação para o turismo, propunha tirar dúvidas, demonstrar soluções e oferecer propostas para passeios e pontos turísticos do Tocantins. A proposta chegou a ser apresentada na 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo, e recebeu duas premiações: melhor projeto por unidade federativa e quarto lugar como melhor projeto em nível nacional.

O sucesso na Febrace credenciou o projeto a ser apresentado no mesmo ano na Expo Engenharia, na Costa Rica, onde conquistou o primeiro lugar como melhor projeto internacional. “O reconhecimento do Tocantins, nessas feiras, foi fantástico, porque foi resultado de um trabalho desenvolvido com muita dedicação e que nos motivou a elaborar outras iniciativas nesse sentido”, afirma.

 

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