Connect with us

Cidades

Araguaína inicia estudo para construção de usina de energia solar

Produção de energia limpa deverá abastecer todos os prédios públicos municipais reduzindo os gastos com energia elétrica

Published

on

"Esta usina será referência para toda a região, tanto como modelo de redução de custos, como para estudos acadêmicos”, diz o coordenador de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Senai, Antônio Medeiros

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, recebeu neste mês, na sede da Secretaria da  Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação, a equipe técnica do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis do Rio Grande do Norte.  O Senai foi contratado pelo Município para desenvolver o estudo técnico que antecede a construção de uma usina fotovoltaica municipal. O objetivo é abastecer todos os prédios públicos municipais com energia solar, reduzindo o gasto público com energia elétrica.

“O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis é referência na pesquisa e no desenvolvimento de inovações para o setor de Energias Renováveis e entre suas especialidades está a energia solar. Com o estudo técnico e o projeto da usina, poderemos iniciar a obra de construção, garantindo o maior potencial de produção possível e atendendo desde os prédios administrativos, até escolas e UBS (Unidades Básicas de Saúde), o que vai reduzir os custos com energia”, explicou o prefeito.

A energia fotovoltaica é um tipo de energia alternativa renovável que utiliza como fonte a luz solar, por meio de placas -que transformam esta energia e direcionam à rede elétrica.

Modelo de inovação
Durante a visita, a equipe de profissionais do Município acompanhou a equipe técnica do instituto até um dos possíveis locais escolhidos para a construção da usina, no DAIARA (Distrito Agroindustrial de Araguaína). A área passará por um estudo de viabilidade, analisando também o potencial de produção de energia solar.

“Essa iniciativa demonstra a preocupação da Prefeitura de Araguaína não apenas com a economia neste momento em que os custos energéticos estão altos, mas também com as metas climáticas e preparando Araguaína para um novo horizonte, preocupado com o nosso planeta. Além do estudo técnico, também vamos oferecer o treinamento para os profissionais que irão operar o serviço no município e esta usina será referência para toda a região, tanto como modelo de redução de custos, como para estudos acadêmicos”, disse o coordenador de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis , Antônio Medeiros.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas