Connect with us

Cidades

Profissionais de saúde trabalham durante Natal e Ano Novo

Published

on

crédito foto: Raiza Milhomem/ Ascom Semus

 

Final de ano é um período de confraternizar com amigos e colegas de trabalho e principalmente, celebrar o Natal e Ano Novo. Enquanto muitos participam das festividades, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos estarão a postos para atenderem aqueles que necessitam de atendimentos de urgência e emergência.

Apesar de ser difícil deixar os familiares nesse momento, o médico socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pedro Paulo Fernandes de Melo, sabe da importância de trabalhar nessas datas. “A urgência e emergência não têm hora para acontecer, por isso é necessário estarmos sempre prontos e aptos, mas confesso que ficamos na torcida para que ninguém precise de nós”, comenta o médico.

Trabalhar nessas datas também pode ser muito gratificante, o presente de Natal do Melo ano passado foi a alta hospitalar de um paciente que ficou um longo período sob seus cuidados e tinha o desejo de passar as festividades com a família. A equipe de profissionais se empenhou e conseguiu realizar esse sonho.

Além do Samu, também entram na escala dos plantões e atendimentos de urgência e emergência as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) Norte, Sul e Taquaralto que funcionam 24 horas por dia e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), que vai funcionar exclusivamente para os pacientes já acolhidos.

A diretora de Atenção de Média e Alta Complexidade (DMAC) da Semus, Jelda Fernandes Sá, explica que os atendimentos de saúde não podem parar independentemente da data comemorativa, feriados ou pontos facultativos. “A população jamais será prejudicada, a gente organiza os servidores para que tenhamos sempre equipes preparadas e disponíveis para prestar socorro”, enfatiza.

Mas ela ressalta que nesse período a assistência é somente para urgência e emergência. Em casos de acidentes de trânsito, afogamentos ou acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo, o atendimento inicial é decisivo para salvar vidas, nessas circunstâncias o recomendado é acionar o Samu. Em situações em que a pessoa ou acompanhante consegue se locomover, a Semus orienta a procurar a Upa mais próxima para acolhimento.

 

Texto: Redação Semus
Edição: Deni Rocha/Secom

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas