Connect with us

Cidades

Parceria entre Setas e Ceas promove reunião sobre as conferências de assistência social 2023

Reunião, que ocorrerá na quarta-feira, 7

Published

on

Reunião, que ocorrerá na quarta-feira, 7, é uma parceria entre a Setas e o Ceas

 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), promove na quarta-feira, 7, das 8h30 às 12 horas, a Reunião Ampliada de Orientação sobre a Conferencia de Assistência Social 2023. O evento ocorre de modo remoto pela plataforma Google Meet, por meio do link https://meet.google.com/tkw-nqpq-woq, e os interessados precisam se inscrever, desde a quarta-feira, 31, até a segunda-feira, 5, por meio do link https://forms.gle/PMPDfrwSmc1DgwTA7.

 

A secretária executiva do Ceas, Lohany Guimarães Bulhões, lembra que esse já é o segundo encontro de apoio e orientação sobre o processo conferencial de 2023 dirigido aos municípios e, portanto, os conteúdos serão apresentados de modo sucinto. “O encontro é voltado para os conselheiros municipais de assistência social, secretários executivos dos CMAS [Conselho Municipal de Assistência Social], secretários de Assistência Social, e também técnicos das secretarias de assistência social dos municípios que estão envolvidos no processo da conferência. O objetivo é sanar as principais dúvidas e as dificuldades dos municípios sobre a execução do processo conferencial”, destacou.

 

A reunião trará orientações sobre os eixos temáticos relativos ao processo, metodologia e os instrumentais que os municípios utilizam para a realização de suas conferências.

 

Eixos temáticos

 

Com objetivo de favorecer o debate durante todas as etapas do processo conferencial, o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) define eixos temáticos que devem ser discutidos durante as Conferências Municipais, Estaduais e também na Nacional.

 

Durante a reunião, o eixo relativo ao Financiamento será apresentado pela pedagoga Simone Bonfim Braga; o Controle Social pela assistente social e conselheira do Ceas, Helenilva Custódio de Melo; a Articulação Entre os Segmentos pela pedagoga Simone Bonfim Braga; Serviços, Programas e Projetos pela assistente social da Setas, Adriene Gomes Teixeira; e o eixo Benefício e Transferência de Renda, pela assistente social da Setas, Nágila Praigide.

 

A assistente social da Setas, Adriene Gomes Teixeira, responsável por apresentar o eixo Serviços, Programas e Projetos, disse que é preciso observar se a oferta de serviços, por meio do Suas, tem alcançado os objetivos de superação de situações de vulnerabilidade e risco. “O objetivo é a universalização do acesso a todos os usuários e a integração das ofertas dos serviços e direitos no Suas”, enfatiza.

 

A assistente social da Setas, Régina Mercês, detalha o Procedimento Metodológico para a realização das conferências nos municípios. Régina Mercês afirma que o objetivo é “esclarecer a respeito dos procedimentos necessários para a realização de uma conferência e também ressaltar a importância da participação dos usuários na construção das propostas que serão levadas para a conferência estadual”.

 

Conferências de Assistência Social

 

As conferências de assistência social de 2023 têm como tema Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos, e objetivam avaliar a Política de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no âmbito municipal, estadual e nacional.

 

Etapas

 

As conferências municipais devem ser realizadas até o dia 15 de julho. Posteriormente, Estado e municípios se reúnem em Palmas, no mês de outubro, para a realização da etapa estadual; nesta etapa, os delegados municipais apresentarão e defenderão suas propostas que, após aprovadas, serão levadas para a Conferência Nacional em Brasília, a ser realizada de 5 a 8 de dezembro.

 

Ceas

 

O Conselho Estadual de Assistência Social é um órgão superior de deliberação colegiada; no Tocantins, é vinculado à Setas e responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social.

 

Programação

8h30 – Abertura.

8h45 – Informes.

9 horas – Apresentação dos eixos relativos ao processo conferencial 2023:

  • EIXO 1 – FINANCIAMENTO;
  • EIXO 2 – CONTROLE SOCIAL;
  • EIXO 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS;
  • EIXO 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS;
  • EIXO 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA.

10 horas – Espaço para tirar dúvidas.

10h30- Instrumentais e procedimentos para a realização das conferências municipais de assistência social.

11h30 – Espaço para tirar dúvidas.

12 horas – Encerramento.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

 

Secretária executiva do Ceas, Lohany Bulhões, e Aurora Moraes – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins file_download
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas