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Estado

Mais de 170 servidores do Sistema Socioeducativo concluem curso de Gerenciamento de Crise

Com oferta descentralizada em três regiões, intenção é contemplar servidores de todas as unidades socioeducativas do Estado

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Professor Diostekhan Rocha finaliza o curso de Gerenciamento de Crises com aula para servidores do Sistema socioeducativo no sul do Estado

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (DPDCA), finalizou nessa quinta-feira, 31, em Gurupi, o curso de Gerenciamento de Crises para o Sistema Socioeducativo. A capacitação, ministrada pelo professor Diostekhan Rocha, teve sua oferta descentralizada em três regiões para contemplar os servidores de todas as unidades socioeducativas presentes no Estado.

Para o diretor da DPDCA, Gilberto Costa da Silva, a adesão dos servidores ao curso demonstra um avanço na condução da Política Socioeducativa. “Com certeza, foi um grande passo nessa nova caminhada que temos percorrido no Sistema Socioeducativo. Ao todo, conseguimos capacitar 176 servidores e temos mais projetos em mente para contemplá-los com outras formações”, destaca.

Iniciado em dezembro de 2018, o curso de Gerenciamento de Crise formou duas turmas na Capital, onde 30 pessoas foram certificadas com carga horária de 10 horas. Em seguida, o curso chegou aos municípios de Santa Fé do Araguaia e Araguaína, nos dias 22 e 23 de janeiro, respectivamente, formando 58 servidores. Na região sul, em Gurupi, mais 62 alunos foram certificados pelo curso. De acordo com Ricardo Figueiredo de Oliveira, servidor e chefe da Unidade de Semiliberdade (USL) Masculina Sul, participaram da capacitação em Gurupi mais de 90% dos servidores de sua equipe. “Aos que não puderam vir, ofereceremos um relatório com as informações”, evidenciou.

A capacitação seguiu o mesmo molde em todas as regiões, com o objetivo de manter o padrão de serviços prestados nas unidades, e trouxe a experiência profissional do Professor Diostekhan que já trabalhou no Sistema Socioeducativo. “Eu trouxe os conhecimentos teóricos, mas eu os adequei às situações vividas por eles, pois conheço o cotidiano do profissional socioeducador”, esclareceu o professor.

Para a técnica socioeducadora, Liliane Melo, esse tipo de capacitação os prepara adequadamente e resguarda tanto servidores quanto adolescentes. “Sendo o professor convidado um profissional da área socioeducativa, conseguimos visualizar as situações num aspecto prático, podendo aplicar a teoria em nossa realidade profissional”, opina. A adesão ao curso não era obrigatória e teve servidor do Tocantins, domiciliado em Porangatu, que fez questão de participar. “Essa capacitação é muito importante, pois o aperfeiçoamento nesta área de atuação é essencial. Inclusive, aguardamos novos cursos do tipo”, disse José Augusto Inácio.

O curso de Gerenciamento de Crises trouxe diversos exemplos do cotidiano do profissional da área da Socioeducação e tratou questões como mediação com o adolescente, legislação típica da área, níveis de risco, dentre outras. Estavam presentes, além dos técnicos e analistas, os chefes de unidade das duas unidades do município, o diretor da DPDCA e uma representante da Gerência de Promoção que trabalha na mesma diretoria.

Mais capacitações

O curso terá certificação pela Escola de Formação em uma parceria que envolve o professor, que é voluntário, e o Núcleo Gestor Estadual da Escola Nacional de Socioeducação do Estado do Tocantins. O Núcleo em questão tem trabalhado bastante para garantir, aos servidores do sistema socioeducativo do Tocantins, formação com qualidade. “As atividades de capacitação para 2019 já foram levantadas em 2018”, cita Rute Andrade dos Santos.

Entusiasmado com o futuro do Sistema Socioeducativo, o diretor Gilberto Costa acredita que haverá um aumento progressivo do interesse em cursos do tipo por parte dos servidores. “O normal é que o servidor perceba as benesses da capacitação e acabe por aderir aos cursos propostos”, prevê Gilberto. Novos cursos com foco na melhor execução das atividades do profissional estão sendo preparados, nos quais os servidores serão multiplicadores de conhecimento.

 

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