Connect with us

Geral

Inscrições abertas para o evento Consciência e Atitude: Ações de Cidadania e Justiça

Ação abordará temáticas ligadas aos direitos da criança e do adolescente e ao processo de reintegração social de apenados

Published

on

O conhecimento é uma importante ferramenta de transformação social. Diante disso, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realizará, no dia 13 de março, o evento Consciência e Atitude: Ações de Cidadania e Justiça, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Palmas. A ação tem como objetivo discutir temáticas ligadas ao sistema prisional e aos direitos da criança e do adolescente.

O evento, aberto ao público, visa abordar de forma ampla as duas áreas, e terá a sua programação dividida em dois momentos. O primeiro será realizado no período da tarde, com o tema Perigo Oculto: Não Se Omita, que tratará sobre a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes; e o segundo, durante a noite, com a temática Trabalho e renda na Execução Penal, com foco na ressocialização dos apenados. Os interessados em participar do evento devem se inscrever por meio do link para garantir a certificação.

O gestor da Seciju, Heber Fidelis, explicou que a ação tem o objetivo de ofertar, à sociedade, uma oportunidade para refletir temáticas ligadas à Secretaria e tratar sobre estas demandas que são fundamentais. “Pensamos nesse evento como forma de conscientizar a população sobre temas ligados aos direitos humanos. Isso vai desde a proteção das crianças e dos adolescentes, até a ressocialização das pessoas privadas de liberdade, pois a informação é o primeiro passo para a transformação de diversas problemáticas ainda existentes na nossa sociedade”, ressaltou.

Programação

Durante o período da tarde, entre 14 e 17h30, o evento tratará sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco no combate ao abuso infantil e irá contar com a palestra Pedofilia: Inocência Roubada, ministrada pelo magistrado da Comarca de Abaetetuba (PA), Juiz Deomar Alexandre. Na sequência, os profissionais que atuam na área participarão de uma mesa-redonda sobre o assunto.

Já no período noturno, das 19 às 22 horas, a ação será voltada ao Sistema Penitenciário e Prisional, com foco no trabalho como ferramenta de ressocialização de apenados. Nessa etapa do evento, será apresentado o projeto Conquistando a Liberdade, também idealizado pelo magistrado do Judiciário paraense, e que ganhou destaque no Prêmio Innovare em 2013.

A programação segue com a apresentação do Escritório Social pela coordenadora do programa Justiça Presente no Tocantins do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mariana Leiras, que explicará como essa ferramenta possibilitará, aos egressos do sistema prisional, acesso a uma rede de serviços de apoio em áreas como qualificação profissional, moradia, documentação e saúde. O evento contará também com a participação do gerente de Reitegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e ao Egresso da Seciju, Leandro Sousa, expondo como funciona a execução da política de trabalho prisional no Estado.

Palestrante

Nascido em Minas Gerais e com 12 anos morando no Pará, o Juiz Deomar Alexandre de Pinho Barroso é idealizador do projeto Conquistando a Liberdade, que consiste em ações de reintegração social de pessoas privadas de liberdade, por meio da realização de trabalhos de revitalização e recuperação de escolas públicas. Entre as atividades estão os serviços de roçagem, consertos de cadeiras e mesas, além de diálogos entre apenados e estudantes, conduzidos por profissionais técnicos do Sistema Penitenciário.

 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas