Connect with us

Estado

Governo do Tocantins investe em infraestrutura para garantir ambientes mais propícios ao ensino e à aprendizagem

Published

on

Equipe da Seduc em visita às obras da Escola Estadual Sales Pereira Marins, de Miranorte, que estão em fase de conclusão

Com investimentos na infraestrutura das escolas estaduais, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), busca garantir ambientes cada vez mais propícios para o processo de ensino e aprendizagem. Ao todo, apenas em 2020, foram investidos R$ 159,3 milhões em obras de ampliações, construções e reformas.

Os investimentos foram feitos em cerca de 30 obras, que se encontram em diferentes fases – desde o processo licitatório a concluídas. “Muitas são obras que se encontravam há muito tempo paradas e nós estamos trabalhando para garantir que a população possa ter acesso a esses locais”, explica a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Em 2020, foram concluídas 13 obras em sete municípios, incluindo a reforma e ampliação do Colégio Estadual Anita Cassimiro Moreno, de Aliança do Tocantins; do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, em Miranorte; e da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Paraíso do Tocantins.

Também foram concluídas as obras da quadra coberta do Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro, em Arraias; e as obras de adequação do sistema de prevenção e combate a incêndios do Estádio Gilberto Resende Rocha (Resendão) e do Ginásio de Esportes Idanizete de Paula, ambos em Gurupi.

Entre as demais obras concluídas estão, principalmente, reformas nas instalações elétricas e pinturas de unidades de ensino. “Todo resultado foi alcançado graças à atuação da nossa equipe, que tem trabalhado de forma articulada com as empresas para garantir os repasses financeiros e o bom andamento das obras”, destaca Adriana Aguiar.

Obras em Execução

Dentre as obras em execução está a construção de quatro novas unidades de ensino: Escola de Tempo Integral (ETI) de Araguaína – Setor Maracanã; Escola Estadual Sales Pereira Marins, em Miranorte; Escola Estadual Novo Alegre, em Novo Alegre; e a ETI de Araguatins; e uma ampla reforma e ampliação no Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Ananás. Todas são obras muito esperadas pela população.

No Setor Maracanã, em Araguaína, a comunidade sonha com os benefícios que a conclusão da escola de tempo integral trará. “Estamos todos ansiosos para ver a escola começar a funcionar. Eu parei de estudar, porque tive uma filha, e as escolas ficam longe, mas ter uma escola na frente da minha casa é a oportunidade de voltar a estudar”, explica Valquíria Sousa de Sá.

Reforma e ampliação

As outras três obras retomadas são de reforma e ampliação: do Colégio Estadual Lacerdino de Oliveira Campos, em Colinas do Tocantins; e a construção de quadra coberta, urbanização, reforma elétrica e pintura geral do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, em Araguaína; e do Colégio Militar do Estado do Tocantins Anaídes Brito Miranda, em Guaraí. Para a estudante Wiomara de Melo Araújo, toda a comunidade escolar está ansiosa pela conclusão das obras do Colégio. “Eu estudo no Anaídes [Colégio Militar do Estado do Tocantins – Anaídes Brito Miranda] desde a 5ª série, quando ainda não era militar e queremos muito voltar para lá, uma casa que estará completamente nova”, afirma.

Está em execução a reforma geral da Escola Estadual Brasil, de Porto Nacional; da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, de Aliança do Tocantins; e da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Sancha Ferreira, de Araguaína. Já o Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho, também de Araguaína, está passando por reforma e adequação das salas de aula.

Em Barrolândia, o Colégio Estadual Presidente Tancredo Neves está passando por reformas nas salas de aula e laboratórios; readequação de rede elétrica para instalação de condicionadores de ar e instalação de posto de transformação elétrica. Já o CEM Bom Jesus, de Gurupi, está passando por reforma e ampliação da cobertura.

Em Gurupi, mais cinco escolas estão passando por reforma e climatização: Escola Estadual Doutor Waldir Lins, Escola Estadual Vila Guaracy, Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão, Escola Estadual Doutor Joaquim Pereira da Costa, Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva; bem como duas em Miracema: Colégio Militar do Estado do Tocantins – Santa Terezinha e o Escola Estadual Onesina Bandeira.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas