Connect with us

Política

Governo do Tocantins implanta teste do olhinho no Hospital Regional de Paraíso

Exame é realizado em recém-nascidos, para detectar precocemente possíveis problemas na visão

Published

on

Hospital Regional de Paraíso passa a ofertar teste do olhinho - Foto: SES/Governo do Tocantins

 

Dentro da política de ampliação de serviços de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) implantou no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), o Teste do Olhinho. O exame realizado em recém-nascidos, para detectar possíveis problemas na visão é rápido, indolor e pode ser feito ainda na maternidade ou nos primeiros dias de vida do bebê. Na unidade hospitalar, o público é atendido todas as quintas-feiras e nascem em média 90 bebês por mês.

O teste do olhinho é realizado por um oftalmologista ou um pediatra treinado, capaz de detectar precocemente problemas que podem evitar danos permanentes à visão do bebê. “O teste do olhinho consiste em iluminar o olho do bebê com uma luz suave e observar a reação da pupila. Se a pupila se contrair em resposta à luz, significa que o olho está saudável. Caso contrário, pode ser um sinal de doenças como catarata, glaucoma, retinoblastoma ou outro problema de visão”, explicou a médica oftalmologista Thayse Maciel Sá.

A especialista acrescentou que “caso seja identificado algum problema no teste do olhinho, o bebê será encaminhado para um especialista para avaliação e tratamento adequado. É importante ressaltar que o teste do olhinho não substitui a consulta oftalmológica regular, que deve ser feita anualmente a partir dos três anos de idade”.

Danielma Francisca do Nascimento, mãe da pequena Maria Júlia, falou sobre o atendimento recebido. “Achei muito bom saber que agora tem esse tipo de exame disponível aqui no hospital e fiquei muito feliz em saber que minha filha não tem problemas na visão”, informou.

A diretora-geral do HRPT, Wal França, destacou que “o teste do olhinho nos recém- nascidos na nossa maternidade vem para compor com mais um serviço que iremos oferecer aos nossos pacientes. Todas as mães que tiverem seus bebês em nosso hospital e as que tiveram até dois meses antes, ainda podem agendar atendimento, por estarem dentro do prazo preconizado para a realização”.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas