Connect with us

Cidades

Governo altera funcionamento da Assistência Farmacêutica do Estado

Devido às recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, haverá mudanças no atendimento aos pacientes para evitar aglomerações

Published

on

Novas solicitações de medicamentos serão feitas por e-mail na Assistência Farmacêutica do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica, informa que o atendimento ao público continua a ser realizado das 7 às 19 horas, nas cidades de Palmas, Araguaína e Porto Nacional. Em Gurupi, o horário fica estabelecido das 7 às 12 horas, até regularizar a conclusão do sistema de agendamento do É pra Já. Além disso, algumas alterações na rotina de atendimento foram feitas, seguindo os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para evitar aglomerações de pessoas devido à pandemia da Covid-19.

A diretora da Assistência Farmacêutica, Kédma Maria Carneiro, informa que serão prorrogadas por mais três meses os últimos Laudos de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos (LME), a contar do dia 19 de março de 2020. “Esta medida irá evitar o fluxo de pessoas atrás de consultas para renovação e/ou atualização de receitas e reduzirá o fluxo de pessoas nas Unidades da Assistência para atualização de cadastros. Além disso, de acordo com o estoque, poderemos ter a dispensação de medicamentos e outros antecipados para retirada”, disse.

Outra orientação da diretora é quanto à circulação de pessoas para retirar o medicamento. “Orientamos aos pacientes, preferencialmente, idosos, pacientes transplantados, portadores de doenças autoimunes; como Artrite Reumatóide, Psoríase, Esclerose Múltipla e Doenças de Crohn, dentre outras; que nomeiem um representante legal para o recebimento do medicamento, evitando assim, exposição desnecessária desses pacientes. A declaração pode ser de próprio punho acompanhada de um documento com foto do representante legal e do paciente”, esclarece.

Novas solicitações

Para os pacientes de continuidade de tratamento, cuja vigência da sua solicitação terminou entre fevereiro e maio de 2020, a validade do LME será estendida por três meses e não precisará ir ao médico no próximo trimestre. “Portanto, receberemos preferencialmente documentos por e-mail para renovação de processos dos medicamentos”, salienta a diretora.

Contatos para esclarecimentos

Porto Nacional: [email protected]

Fone: (63) 3363 8438

Palmas: [email protected]

Fone: (63) 3218 3200

Gurupi: [email protected]

Fone: (63) 3351 1460

Araguaína: [email protected]

Fone: (63) 3411-2971

Edição: Caroline Spricigo

Revisão: Marynne Juliate

 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas