Connect with us

Política

Governador Mauro Carlesse empossa Augusto Rezende e Darlene Castro para o primeiro mandato eletivo da Unitins

Pleito foi realizado no dia 25 de junho, por meio virtual

Published

on

Augusto Resende foi empossado pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, nesta terça-feira, 18, como reitor da Universidade Estadual do Tocantins

Os professores Augusto Rezende e Darlene Castro foram empossados pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, nesta terça-feira, 18, como reitor e vice-reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), respectivamente, para o triênio 2020/2023. Eles são os primeiros dirigentes eleitos em 30 anos de implantação da instituição, com a participação do corpo discente, docentes e técnicos administrativos da instituição. A cerimônia contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal.

O pleito foi realizado no dia 25 de junho, por meio virtual, a partir de uma plataforma eletrônica. A chapa única encabeçada pelo professor Augusto Rezende para reitor e a professora Darlene Castro para vice-reitora, obteve 29,06% dos votos dos discentes que participaram da votação; 30,04% dos docentes; e 31,08% do corpo técnico-administrativo, totalizando 91,08% dos votos registrados.

O governador Mauro Carlesse destacou que essa eleição tem um grande significado, porque entende que a escolha dos reitores deve partir da própria comunidade universitária. “A escolha dos reitores das universidades deve partir dos próprios professores, alunos e servidores, porque permite liberdade para eleger uma pessoa com capacidade. O Augusto Rezende tem essa capacidade, foi eleito pela maioria e eu fiquei feliz, porque acho que uma universidade tem que ter qualidade e isso começa pelo seu reitor. O que eu imagino para o Tocantins, essa liberdade, a qualidade e a formação de gente com capacidade para o Estado crescer”, ressaltou, lembrando que está empenhado em implantar o curso de Medicina no Bico do Papagaio. “Em breve vamos anunciar este curso, que será muito importante para a Unitins, para a região e até para o Brasil”, destacou.

Augusto Rezende também frisou o aspecto democrático de uma reitoria eleita. “Foi a demonstração de uma ação democrática, de respeito à academia por parte do Governador. Uma grande vitória e, agora, estamos no patamar de outras universidades do Estado e do Brasil, com esse aspecto democrático”. O reitor eleito também destacou que esse mandato que se encerrou foi de transição e muitas mudanças, mas o governador Mauro Carlesse sempre apoiou a instituição. “Encontramos uma instituição desprestigiada e desregulamentada perante a sua estrutura documental, mas hoje regulamentamos todos os cursos e criamos um plano de estruturação da parte física, de melhoramento das estruturas, além de um plano de melhorias de laboratórios”.

O reitor destacou que, por determinação do governador Mauro Carlesse, foram realizados os estudos que culminaram com a implantação de um câmpus da Unitins em Paraíso do Tocantins, que conta com os cursos de Direito, Ciências Contábeis e o tecnólogo em Agronegócios. Para este mandato que se inicia, Augusto Rezende afirmou que o desafio será a implantação dos cursos de Pedagogia, em Palmas; e Medicina em Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio. “A Universidade é uma ferramenta de desenvolvimento, e a gente entende que a partir do momento que eu formo um aluno, ele vai exercer a sua atividade no mercado local e promover desenvolvimento. Com esse apoio do Governador, temos a convicção que vamos tornar a Unitins grande, inovadora e tecnológica, é isso que a sociedade espera de nós”.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas