Connect with us

Cidades

Especialista orienta a tirar um tempinho para organizar de forma correta os medicamentos em casa

Separe os que estiverem vencidos, com alteração na cor ou em degradação

Published

on

Uma boa sugestão para ocupar o tempo e ainda garantir a segurança de toda a família é tirar uma horinha do dia para organizar de forma correta os medicamentos em casa, especialmente as sobras após o uso inicial, formando as chamadas “farmácias caseiras”. Pensando nisso, a série #FiqueBemEmCasa traz discas sobre os cuidados no armazenamento dos fármacos. Confira na matéria a seguir as orientações da farmacêutica Débora Brenda sobre o tema.

A farmacêutica do Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Débora Brenda, observa que o indicado é ter em casa somente os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), para eventual emergência e aqueles de uso contínuo que possuem prescrição médica. “É fundamental verificarmos com regularidade o prazo de validade dos medicamentos. Também devemos armazenar de forma correta para garantir as suas propriedades farmacológicas e a segurança da família, armazenando em locais de difícil acesso para as crianças”, orienta a profissional.

A farmacêutica explica que as interferências do ambiente podem alterar as características físico-químicas dos medicamentos, podendo interferir diretamente na sua eficácia e, consequentemente, nos resultados esperados. “Todos os medicamentos possuem estudos e instruções para um armazenamento correto, que preserve suas propriedades. É válido e importante a leitura desta informação na bula, quando adquirimos um medicamento”, reforça lembrando que o acesso facilitado a medicamentos em casa pode induzir à automedicação, comportamento que pode trazer riscos irreparáveis à saúde.

Para organizar de forma adequada os medicamentos em casa, a farmacêutica Débora selecionou três etapas que devem ser seguidas com regularidade, acompanhe a seguir.

1 – Selecione

– Reúna todos os medicamentos que estiverem pela casa e olhe os lotes e validades, um por um;

– Separe os que estiverem vencidos, com alteração na cor ou em degradação (serão descartados);

– Identifique aqueles que irão vencer nos próximos seis meses, seja em um saquinho ou com etiquetas, para facilitar na próxima organização.

2 – Armazene

– Reserve um recipiente para guardar todos eles juntos, assim fica mais fácil encontrá-los e conservá-los;

– Escolha um local fresco e seco para guardá-los, onde a temperatura se mantenha entre 15°C a 30°C. O ideal é evitar a cozinha (principalmente perto do fogão e em cima da geladeira), o banheiro e perto de paredes que recebem maior incidência de sol.

3 – Descarte

– Jamais descarte medicamentos na pia, no lixo comum ou vaso sanitário;

– Procure drogarias, farmácias hospitalares ou Unidades Básicas de Saúde que prestem serviço de coleta de medicamentos vencidos para que seja feito o correto processamento.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas