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Cidades

Equipe Multidisciplinar discute atendimento psicoterápico com secretário de Saúde de Gurupi

A intenção é desburocratizar o atendimento psicoterápico gratuito a assistidos da Defensoria Pública

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Reunião foi realizada na terça-feira, 19

O atendimento psicoterápico gratuito a assistidos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) foi o centro das discussões de uma reunião nesta terça-feira, 19, em Gurupi, no Sul do Estado. O encontro foi entre a Equipe Multidisciplinar da Diretoria Regional da DPE no Município, o secretário municipal de Saúde, Gutierres Torquato, e o coordenador do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) Lucas França Marra.

Um dos pontos levantados pela DPE é a desburocratização do atendimento psicoterápico gratuito a assistidos da Defensoria que estejam em situação emocional que requeira atenção especial e imediata. Hoje, as normas estabelecidas pelo Município consistem numa triagem, iniciando primeiramente com o médico clínico geral e, só depois, ocorre o encaminhamento ao atendimento psicológico, o que muitas vezes gera uma fila de espera.

A sugestão da Equipe Multidisciplinar é que, se continue respeitando as normas do município, mas diante da importância dos atendimentos psicoterápicos dos assistidos se tenha celeridade nesses atendimentos. A medida se faz necessária por conta do quadro emocional dessas pessoas, normalmente com sintomas depressivos advindos de abuso sexual e/ou violência doméstica, que necessitam ser tratados antes que a dores emocionais se tornem entraves psíquicos insuportáveis. “O atraso escolar, a dificuldade em expressar sentimentos, a desconfiança no meio social, a delinquência podem advir do sofrimento psíquico privado de cuidados adequados e rápidos”, explicou a psicóloga da DPE-TO em Gurupi, Isabel Cristina Izzo.

Segundo Isabel, é muito importante esse diálogo com essa rede de apoio de forma que o atendimento aos assistidos da Defensoria seja cada vez mais eficiente. “A criação de aliança entre os integrantes da Rede de Apoio pode oportunizar atendimentos cada vez mais humanizados, que é a melhor resposta que podemos  dar às dores, queixas e dúvidas que são  trazidas por nossos assistidos até nós, todos os dias”, reforçou.

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