Cidades
Centro de Internação Provisória Feminino de Palmas promove pintura em tecido como atividade terapêutica para socioeducandas
Atividade faz parte do Projeto Terapia e Arte que trabalha tarefas manuais
O Centro de Internação Provisória Feminino (Ceip) de Palmas iniciou na última semana, pintura em tecidos para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa como atividade terapêutica.
Atividade faz parte do Projeto Terapia e Arte que promove momentos com as socioeducandas com pinturas em tecido, em telas, colagem em caixas de madeira, confecção de porta-trecos utilizando palitos de madeira, lápis de cor, jogos de raciocínio lógico, quebra-cabeça, entre outros jogos pedagógicos.
Benefícios
Este tipo de atividade contribui para redução da ansiedade, socialização das adolescentes, melhora comportamental, além de desenvolver o lado empreendedor delas, como explica a agente especialista – terapeuta ocupacional, Marina Sidião, responsável pelo Projeto na Unidade.
“Projeto busca fazer com que as adolescentes possam reduzir o estresse, ter um momento de lazer dentro das unidades e possam expressar seus sentimentos durante as atividades”, disse.
Uma das adolescentes relatou que os trabalhos manuais “estimulam a criatividade” e uma outra disse que “sentiu uma sensação que nunca tinha sentido, uma tranquilidade e calmaria”.
Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins