Connect with us

Cidades

Atuação dos profissionais da educação física eleva o desempenho dos alunos da rede de ensino da Capital

Eles atuam em diversas modalidades esportivas ofertadas nas escolas da Capital

Published

on

Goretti Paes é professora de natação na rede municipal e diz ser apaixonada por atividades físicas em geral

 

Promover saúde e bem-estar é umas das metas do profissional da educação física. E neste dia 1º de setembro, data em que comemora o Dia do Profissional de Educação Física, em todo o país, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas, destaca a importância da presença e atuação deste profissional para as crianças matriculadas na rede municipal de ensino.

Dentre as modalidades esportivas executadas pelo profissional da educação Física nas escolas municipais estão os “esportes da mente”, como classificou o educador físico, professor Luciano Sanches Teixeira, da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, localizada na ACSU-NO 40 (301 Norte). Segundo o professor, essas modalidades estimulam o pensar e também calcular com mais facilidade. Na unidade educacional que o professor atua, os estudantes aprendem Xadrez tradicional, Shôgi (conhecido como Xadrez Japonês), Go (jogo nacional japonês de origem chinesa) e Xiangqi (xadrez chinês).

Professor Luciano Sanchez lembra que a área de atuação do profissional de educação física é ampla e permite trabalhar diversos aspectos do corpo e da mente. “Aqui na escola, nossos alunos têm um leque diversificado de atividades esportivas que precisam ser acompanhadas por um técnico, por serem trabalhados ‘jogos da mente’, que nos permitem a usar mais o raciocínio Dessa forma, cada bimestre é vinculado a uma dessas modalidades, sendo um bimestre de xadrez tradicional, um de ensino do jogo de Go (jogo estratégico de origem coreana), um do Shogi – o qual é um modelo japonês e um de Xiangqi. No caso do Go, é o que mais tem relação com matemática, porque todo o tempo eles estão trabalhando com quantidades, estão mexendo com cálculo de área e de números, precisam estar o todo tempo somando, subtraindo, pensando, para entender como vão dominar o maior espaço que o adversário”, explica Luciano.

O profissional conquistou o segundo lugar no campeonato brasileiro de Shogi em 2022 e participa, neste mês de setembro, do Congresso Brasileiro de jogo Go, como convidado de destaque. Conforme ele, a conquista teve como a avaliação do seu trabalho desenvolvido em Palmas. “Essa participação no Congresso Brasileiro de Go é importante porque vou conseguir entrar em contato com outros professores que trabalham na modalidade no país e fora do dele também. Espero poder trazer bastante novidade para nossos meninos”, declara.

Outra profissional da educação física que se orgulha da profissão que escolheu é a professora de natação, Goretti Paes Agostini, ela diz ser apaixonada pelo que faz. “Sou uma apaixonada por esportes e pelas atividades físicas em geral. Desde criança meus pais sempre me estimularam a praticar esportes. Isso sempre me deu muito prazer e me permite incentivar, não apenas meus alunos, mas outras pessoas também”.

O aluno do 9º ano, da ETI Padre Josimo, Marcelo Figueiredo, fala da importância da presença do educador físico na escola e da prática de atividades esportivas que, segundo ele, “vai além de desenvolver a parte física em questão de saúde, mas também ajuda no desenvolvimento mental, como é o caso do xadrez, do jogo de Go que é o que a gente está trabalhando na nossa sala. Nos ajuda a manter o foco e a imaginação que deve se trabalhar, e ainda na criatividade”, pontua.

 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas