Cidades
Profissionais da Rede Municipal de Ensino recebem Formação do Programa Recriar Vidas, em Porto Nacional
O curso será realizado nos dias 3 e 4 de junho no Centro de Convenções Comandante Vicente de Paula
![](https://folhadotocantins.com.br/wp-content/uploads/2022/06/recriar-vidas-03061.jpg)
Gestores, coordenadores, professores, dentre outros profissionais da Rede Municipal de Ensino de Porto Nacional, estão participando de uma formação do Programa Recriar Vidas, ministrado pelas professoras Cátia Leite, Eliane Sales, e a psicóloga Hareli Fernanda Garcia Cecchin. O curso com carga horária de 44 horas, conta com aulas, palestras, oficinas, e acontecerá durante dois dias, na sexta-feira, 03, e no sábado, 04, no Centro de Convenções Comandante Vicente de Paula.
O fundador do Instituto Recriar Vidas, Ricardo Ribeirinha, destaca que “o programa tem como objetivo, incentivar e auxiliar dezenas de municípios no Tocantins e em todo o país, a formarem uma rede local de proteção social, especialmente quanto ao cuidado e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas”, frisou.
Fotos: Rubens Alves/Secom Porto Nacional
A secretária municipal de educação, Helane Dias, esteve presente na abertura do evento e destacou que a formação será de muita relevância para os profissionais, pois trará benefícios para os mesmos, além de garantir uma atuação ainda mais eficiente com os alunos.
Conforme Ricardo Ribeirinha, o método é inovador, porque atua em duas matrizes que levam ao risco de consumo de substâncias psicoativas. A primeira é sobre os aspectos de vulnerabilidade, como pobreza, capital humano, fatores socioeconômicos, violência, entre outros. A segunda matriz, trata de aspectos biopsicossociais, tais como hereditariedade, ansiedade depressão, ideação suicida, automutilação, bullying, entre outros.
A intenção nesta etapa da formação é trazer informações sobre estes diversos aspectos, para que haja maior cuidado pessoal e para que os educadores tenham melhor compreensão sobre os fatores que efetivamente podem levar uma criança, um jovem ou até mesmo um adulto a consumir drogas.
Todos os presentes receberam os kit´s paradidáticos “viver de cara limpa uma escolha”, os livros serão utilizados durante a formação de instrumentalização. Ao fim do curso os participantes receberão certificados de participação.
Por: Nadya Mayara
Secretaria Municipal de Comunicação