Connect with us

Cidades

Servidores Multiplicadores contam suas histórias no serviço público de Palmas

Conheça a história de três servidores municipais que demonstram o poder da educação na vida de quem a valoriza

Published

on

Alessandro Rodrigues se tornou servidor público no município no ano 2000 Alessandro Rodrigues se tornou servidor público no município no ano 2000 Fotógrafo: Acervo Pessoal

 

Iniciar carreira na administração pública é o desejo de muitas pessoas. Fato é que o caminho mais sólido para adquirir espaço e posição em entidades públicas chama-se educação.  O Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM) promove, desde sua criação em 2016, a formação contínua dos servidores, para que, além de novos aprendizados,  a população sinta retorno na forma dos serviços prestados.

Alessandro Rodrigues se tornou servidor público no município no ano 2000, em 2010 se credenciou para ser instrutor da então Escola de Gestão Pública de Palmas e hoje o engenheiro atua na Superintendência de Iluminação Pública como concursado.

“Sou uma pessoa que gosta de servir e ajudar. Ser servidor público sempre esteve nos meus planos”, disse o engenheiro. “Além da iluminação, cuidamos das obras públicas e dos eventos realizados pelo município. Me enche de alegria ver as crianças brincando nas praças, nos parques e sentir a emoção das pessoas ao verem as luzes de natal”, relata Rodrigues sobre a felicidade de ver a população sendo beneficiada pelo trabalho do seu setor .

Como instrutor, Alessandro Rodrigues já ministrou cursos na área de informática, administração pública e educação financeira “Todos nós servidores temos uma única missão, melhorar a vida de cada cidadão de nossa cidade, muda apenas a forma com que cada servidor faz isso, se todos derem o seu melhor, nossa Capital será um lugar incrível de se viver”.

A pedagoga Simone Fontenelle da Silva, servidora há mais de 20 anos, hoje atua na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e relata a alegria de atuar na promoção da qualidade de vida através da execução de políticas públicas para as pessoas idosas, como o Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Acredito ser essa é a verdadeira felicidade e como servidora pública de carreira, muito me orgulha ter essa oportunidade através do meu trabalho.”

Além do ofício como servidora, Simone também se dedica a multiplicar seus conhecimentos como instrutora do IVM. “É fundamental o aprimoramento profissional. Temos a oportunidade de trocar experiências, perfeiçoar cada vez mais os estudos, com foco na  qualidade de vida da população palmense”, declara.

A professora Marizângela Souza Reis conta que desde o ínicio da sua atuação no mercado de trabalho sempre procurou absorver os aprendizados e experiências dos que a rodeavam e no ano de 2005 tomou posse como pedagoga do Município de Palmas. “Durante esses 17 anos construí uma trajetória profissional marcada por oportunidades concedidas e desafios encarados com coragem e determinação”, atualmente a servidora também está lotada na Sedes, integrando a equipe técnica da Superintendência de Políticas Públicas.

Como instrutora credenciada  na área de gestão de projetos e legislação, a servidora ressalta a importância de buscar sempre se desenvolver pessoal e profissionalmente. “Enquanto servidores públicos, somos agentes de construção e transformação social. Neste cenário, a atualização profissional precisa ser considerada como uma ferramenta de aprimoramento dos processos de trabalho. É uma estratégia primordial para o fortalecimento das equipes, retenção de talentos e bem estar dos servidores.” Marizângela ainda destaca que independente da função ou cargo ocupado, o servidor deve entender a funcionalidade da máquina pública e aprimorar suas habilidades e competências.

 

Seleção e Credenciamento de Instrutores

A última seleção de instrutores do Instituto 20 de Maio ocorreu em dezembro de 2021, com o credenciamento de 42 servidores municipais, separados por áreas de atuação, que compõem o time de instrutores aptos para execução de cursos e palestras no Instituto.

As áreas de atuação para as qualificações profissionais são: Desenvolvimento Humano; Gestão Administrativa; Gestão Orçamentária e Financeira; Legislação; Tecnologia da Informação; Gestão de Políticas Públicas e Gestão Ambiental; Comunicação e Marketing; e Contabilidade.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas