Connect with us

Cidades

Projeto de qualificação socioambiental na área do Córrego Machado receberá consultoria

Capital tocantinense está entre seis cidades do País que foram selecionadas para segunda fase de assessoramento ofertada pelo governo federal e entidade financiada pelo governo alemão

Published

on

Registro do Córrego Machado que é objeto de projeto de qualificação socioambiental

 

Palmas está entre os seis municípios brasileiros escolhidos para receber assessoramento do governo federal, com a possibilidade de firmar parcerias em projetos demonstrativos nas áreas de desenvolvimento urbano integrado e sustentável, por meio do projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS).

Mais de 170 propostas de todo o Brasil concorreram. Palmas foi selecionada com o Projeto Qualificação Socioambiental na Área do Córrego Machado – Regularização Fundiária e Criação de Parque Linear. De autoria do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), seu objetivo é qualificar e recuperar a área de influência do Córrego Machado, destinando aos seus habitantes espaços de esporte, lazer, cultura e recreação.

Além do trabalho de recuperação ambiental, a iniciativa visa promover a regularização de assentamentos informais nas imediações do córrego. A finalidade é assegurar a devida qualidade de vida e ambiental para a população local, pertencente à Região de Planejamento Sul de Palmas, tornando a cidade mais inclusiva, sustentável e humanizada.

A novidade é fruto da parceria entre o Ministério das Cidades e a organização privada Deutsche Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, financiada pelo Ministério Alemão da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ). Além de receber consultoria, existe possibilidade de os projetos selecionados firmarem parceria e captação de recursos.

As outras cidades que também receberão assessoramento de projetos de desenvolvimento integral e sustentável são Canaã dos Carajás (PA), Fortaleza (CE), Nova Friburgo (RJ), Santo André (SP) e Uberaba (MG). O processo de seleção aconteceu em meio a intenso debate e análise de forma puramente técnica.

 

Córrego Machado

O córrego tem cerca de 8 km e ao longo de sua área de influência incidem demandas antigas da comunidade vizinha ao córrego por regularização de ocupações desde a década de 1990. O projeto propõe também a criação de parque linear de proteção ao entorno do córrego.

“O projeto apresentado propõe soluções de desenvolvimento urbano integrado que envolverá várias pastas. Será um programa, que vai consolidar as iniciativas fundiárias e ambientais já em andamento e propor soluções urbanísticas adequadas. O parque linear viria a agregar valor social, ambiental, para lazer e pertencimento da comunidade à região sul, que hoje é desprovida de um parque urbano como na região central”, explica a diretora de Projetos Urbanísticos, Denise Rech.

Formatado pelo Impup, o projeto envolveu técnicos da Diretoria de Planejamento Urbano (Daniela Fighera) e Diretoria de Projetos Urbanísticos (Denise Rech) e pretende envolver a Fundação de Meio Ambiente (FMA), Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários (Semaf), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), Fundação de Juventude de Palmas (FJP) e outras pastas e autarquias municipais.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas