Connect with us

Geral

Profissionais da saúde são capacitados para início da vacinação contra a influenza

Profissionais puderam relembrar sobre as dosagens, intervalo entre doses e público-alvo da campanha que começa nesta quarta, 14

Published

on

Técnicos de enfermagem responsáveis pelas salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital participaram de capacitação para começar a 23ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que inicia nesta quarta-feira, 14. A ação é da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio da Central Municipal de Vacina (Cemuv).

Os profissionais puderam relembrar sobre as dosagens, intervalo entre doses e público-alvo. “O curso relembra os técnicos sobre a dinâmica de vacinação contra a gripe, que não sofreu muitas mudanças desde a última campanha, mas que é importante reforçar”, disse a coordenadora da Cemuv, Elaine Katzwinkel.

O curso também tratou sobre o registro de vacinação nos programas do Sistema Único de Saúde (SUS), que funcionam em tempo real. “Orientamos os servidores sobre a necessidade de terem cadastros ativos nesses programas e registrar as doses administradas com afinco, para que possamos gerar dados precisos e acompanhar o percentual de imunização dos públicos preconizados”, explica Elaine.

Nesta segunda-feira, 12, a Semus recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) 11.270 doses da vacina contra a gripe. As doses passaram por conferência, separadas e encaminhadas com os insumos (seringas, álcool e algodão) para cada USF.

USFs disponíveis

Estarão disponíveis para vacinação contra a Influenza todas as USFs que não tenham atendimentos exclusivos para a Covid-19, as chamadas unidades sentinelas. Ou seja, não terão imunização as USFs da Arno 61 (503 Norte), Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I, Arne 53 (406 Norte), (ASR-SE 75)(712 Sul), Arse 131 (1304 Sul) e José Lúcio, no Lago Sul. Na USF do Jardim Taquari e Walter Pereira Morato, em Taquaruçu, as doses serão aplicadas normalmente.

Prioridades

Conforme o Plano Nacional de Imunizações (PNI), os grupos prioritários a serem vacinados serão distribuídos em três etapas, sendo:

Primeira etapa (14 de abril a 10 de maio): crianças com seis meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Segunda etapa (11 de maio a 8 de junho): idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas.

Terceira etapa (9 de junho a 9 de julho): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas