Connect with us

Cidades

Núcleo Acolher realiza ação em prol da saúde da mulher na Fazenda da Esperança Feminina

Ação faz parte da programação do Outubro Rosa; foram adquiridos, com o município de Palmas, exames preventivos para as mulheres

Published

on

O Núcleo Acolher, ligado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, executou o projeto com ações direcionadas à saúde das mulheres, em alusão ao mês voltado à campanha mundial, Outubro Rosa. Como fechamento deste projeto, foi promovido uma roda de conversa, nesta quinta-feira, 29, com as adictas da Fazenda da Esperança Feminina.

A equipe do Núcleo Acolher, em articulação com a Saúde de Palmas, levou às adictas da Fazenda, cinco tipos de exames preventivos. De acordo com o gerente de Prevenção Contra as Drogas da Seciju, Ronan Dorneles, a criação e a execução deste projeto são de mérito da equipe técnica que conseguiu alinhar parcerias em prol do encontro. “Apoiamos o projeto, uma vez que estava muito bem redigido, viável e também por se tratar de uma causa sensível e necessária, tendo em vista ainda todos os cuidados e protocolos necessários neste período de pandemia”.

Segundo a psicóloga do Núcleo Acolher, Ktiúcia de Sousa, que faz parte da equipe multidisciplinar que trabalha no acompanhamento e no encaminhamento de dependentes para as comunidades terapêuticas do estado do Tocantins, o projeto foi desenvolvido com as mulheres das secretarias e também em comunidades terapêuticas. “Fomos na Seciju e no anexo de Direitos Humanos para lembrarmos dos cuidados com a saúde da mulher. Hoje, essa ação na Fazenda da Esperança Feminina vem coroar este projeto, estando mais próximo a mulheres que estão em situação de maior vulnerabilidade, mas que poderão usufruir dos exames preventivos e explicações”, ressaltou.

Ainda segundo a psicóloga, “o cuidado deve permanecer durante todo o ano, a ideia é não dar essa atenção somente durante o mês de outubro e sim, à medida que as mulheres cheguem na comunidade”, explicou.

A enfermeira da estratégia saúde da família do município de Palmas, Letícia Vieira Benício, avaliou positivamente a ação. “Falamos sobre como funciona o sistema reprodutor feminino, o que é o HPV [papilomavírus humano], como as infecções sexualmente transmissíveis podem levar a lesões pré-cancerígenas e até cancerígenas, formas de contágio, diagnóstico, tratamento, além de escutarmos em suas dúvidas. A interação foi maravilhosa”, declarou.

A adicta D.P.M.S., que teve filho recentemente, fez os exames preventivos por meio do projeto. “Achei muito bom, porque a gente tem que se prevenir. E agora que tive meu neném, para mim o mais importante nesse momento é cuidar da minha saúde. Fiquei ansiosa, mas agora estou muito feliz”, confessou.

Núcleo Acolher

Criado para atender o dependente químico e seu eixo familiar, o Núcleo Acolher tem o intuito de promover a recuperação e a reinserção social de indivíduos em situação de risco, condicionada ao uso indevido de drogas, por meio de atendimentos e orientações especializadas, bem como inclusão nos grupos de ajuda mútua e articulação dos serviços públicos.

O Núcleo Acolher está localizado em Palmas, na Quadra 704 Sul, Alameda 20, QI 24, Lote 22, e conta com uma equipe de atendimento multidisciplinar, formada por psicólogo, pedagogo, assistente social e enfermeiro, para atender dependentes químicos e suas famílias. As informações e os agendamentos estão sendo prestados por meio do número 63 99979-0080.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas