Cidades
Moradores do Jardim Taquari movimentam mutirão do ‘Mais Saúde’
Mais de 500 pessoas receberam um dos atendimentos no mutirão do ‘Mais Saúde’, realizado na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, localizada no Jardim Taquari. A ação, organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), ofertou consultas médicas e de outras especialidades, prescrição de medicamentos, atualização de caderneta de vacina, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), solicitação e avaliação para vasectomia, laqueadura e inserção de DIU, dentre muitos outros.
A professora Maria Aparecida Carneiro, de 35 anos, foi uma das primeiras pessoas a chegar para participar da programação. Ela ficou sabendo da ação por amigas que trabalham na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Taquari. “Vim para solicitar a laqueadura. Tenho uma filha de 16 anos e não quero mais ter outros filhos”, disse.
O pedreiro Gessir Florêncio Lima, de 47 anos, é casado, tem cinco filhos e veio ao mutirão para solicitar a vasectomia. “Eu não teria tempo para fazer essa solicitação ao longo da semana, esse mutirão foi bem prático para o Taquari”, afirmou.
A Maria Antônia de Oliveira Sousa, de 44 anos, aproveitou a oportunidade para colocar o cartão de vacina em dia. “Soube dessa ação quando vim aqui ontem na escola buscar o boletim da minha filha, e passei aqui hoje para tomar a vacina da influenza”.
Silvania Messias Alves é autônoma, e tem 42 anos. Ela veio até o mutirão para trazer a filha Samanta Messias Pinto, de 15 anos, para consulta de psicologia. A adolescente estava na fila de espera do Sistema de Regulação (SisReg) e recebeu a ligação das equipes da Semus. “Muito positiva essa ação aqui para o Taquari, precisamos muito”, acrescentou.
A secretária executiva da Semus, Anna Crystina Mota, avalia a participação do público como muito positiva. “Ficamos muito felizes quando chegamos aqui e vimos a grande adesão dos moradores, são famílias inteiras procurando pelo serviço. Acreditamos que vamos superar o público estimado”, afirmou a secretária.
Gilian Cristina, superintendente da Atenção Primária e Vigilância Sanitária da Semus afirma que o mutirão do ‘Mais Saúde’ no Jardim Taquari demonstra o trabalho dos mais de 100 servidores envolvidos em prol da comunidade, que movimentou a Escola. “Estamos trabalhando para facilitar o acesso à saúde da região para além da USF e vemos que a adesão da população também foi primordial para que isso acontecesse”.
Para Jelda Sá, diretora de Média e Alta Complexidade da Semus, foi um sábado de muita prevenção com foco na oferta de serviços relevantes para a população da Capital. “Foi muito importante a adesão dos moradores. Além de uma extensão dos serviços já oferecidos na rede municipal, o mutirão teve papel fundamental na educação à população, com orientações sobre prevenção e hábitos saudáveis”, completou.
Confira a lista de atendimentos ofertados na Ação do Mais Saúde no Jardim Taquari
- Solicitação e avaliação para vasectomia
- Solicitação e avaliação para laqueadura e inserção de DIU
- Consulta médica
- Auriculoterapia
- Triagem em saúde mental
- Atualização da caderneta de vacinação
- Aferição de pressão arterial
- Teste de glicemia
- Prescrição de medicamentos
- Testes rápidos de ISTs
- Apresentação da rede de proteção do Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav)
- Vacinação antirrábica animal
- Testagem de leishmaniose
- Orientação sobre saúde bucal
- Entrega de kits de higiene bucal
- Avaliação física e orientação funcional
- Orientação nutricional
- Orientação sobre uso de preservativos e distribuição
- Avaliação para detecção da hanseníase
- Ação sobre cuidados no trânsito
- Ação de combate ao fumo
- Orientações sobre o programa Bolsa Família
- Atualização do Cartão do SUS