Connect with us

Cidades

Máscara de tecido como usar, como lavar, qual melhor tecido

As máscaras caseiras, além de simples, que não exige grande complexidade na sua produção, tem se comprovado eficiente no combate à propagação do coronavírus

Published

on

Para alguns ela pode até não ser nada confortável, mas seu uso já se torna essencial nesse cenário de pandemia que o mundo enfrenta. E com a escassez de máscaras cirúrgicas e N95/PFF2, priorizadas para os profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus (Covid-19), o uso de máscaras caseiras de pano pela população se tornou uma grande aliada servindo como barreira física na propagação do vírus. Após a obrigatoriedade do seu uso em Palmas no último dia 04, muitos ainda têm dúvida quanto à lavagem, uso e tecido correto para a máscara. Especialistas respondem ao quadro #FiqueBemEmCasa.

O médico Alexandre Janotti, especialista em medicina tropical, recomenda o uso de máscara de tecido duplo todas as vez que a pessoa for sair de casa. Entretanto ele lembra que a máscara é mais uma medida de combate ao vírus, e que a população não deve se esquecer das demais medidas de higiene de superfícies e mãos, etiqueta ao espirrar, além de manter o distanciamento social seguro.

Mesmo ante do uso obrigatório, o servidor aposentado por invalidez Guilherme Borges conta que já usava a máscara, a princípio as descartáveis, e após a recomendação do Ministério da Saúde tem utilizado as de pano caseiras. Devido sua doença grave e degenerativa, Borges só sai de casa em extrema necessidade, sempre fazendo o uso de máscara e das medidas de higiene. Entretanto, assim como muitos, ainda tem alguns questionamentos, a exemplo de quais cuidados deve ter ao utilizá-la, como lavá-la e por quanto tempo deva usá-la?

Janotti esclarece que o uso da máscara deva ser individual, não devendo ser compartilhado com os demais membros da casa. Cada um deva ter a sua própria máscara. Quanto a sua higienização, o especialista responde que “pode ser lavada normalmente, com água e sabão. Não há necessidade de utilizar hipoclorito”. Caso a pessoa opte por usar água sanitária com cloro, deva utilizar apenas nos tecidos brancos, deixando de molho por 30 minutos. Outra importante recomendação é que a máscara deva ser lavada de preferência pela pessoa que a utilizou, para evitar possível contágio.

Como limpar com água sanitária?

A médica Rosemeyre Vilanova, da Rede municipal de Saúde de Palmas, orienta que primeiro deve-se fazer uma mistura com 20 ml de agua sanitária a cada 1 litro de água . Em seguida, com as mãos lavadas, deve-se retirar e colocar máscara de pano na mistura. A recomendação é enxaguar com água e sabão, para retirar o cheiro de água sanitária. Depois de seca, passar ferro quente e acondiciona-la em saco plástico.

Quando fazer a substituição durante o dia?

Quanto a troca da máscara durante o dia, o médico Alexandre Janotti destaca que não é preciso fazer sua substituição caso ela não esteja úmida e desde que siga os seguintes cuidados: não tocar a parte interna, não deixar a parte interna ter contato com qualquer superfície, não rasgá-la, não molhá-la com secreção ou suor.

Quando devo descartar as máscaras de pano?

Para a médica Rosemeyre, o descarte da máscara de tecido vai depender do tipo de pano. A recomendação é fazer o descarte assim que o pano envelheceu ou que tiver algum desgaste ou rasgado, pois perde sua funcionalidade”.

Como deve ser feito o uso?

Rosemeyre reforça que a primeira regra é não colocar a mão no rosto e se precisar mexer na máscara tocar apenas no elástico de preferência depois de ter higienizado as mãos. “A máscara deverá ser confeccionada de modo que seu ajuste cubra nariz e boca e não haja espaços abertos nas laterais”, disse ela. Caso a pessoa precise retirar a máscara é necessário que faça a higiene das mãos antes e depois de tocá-la e guardar em um saco plástico.

Qual o tecido devo utilizar?

O Ministério da Saúde, em sua recomendação na Nota Informativa 3/2020, fez uma classificação em ordem decrescente dos tecidos recomendados para utilização de máscaras caseiras, conforme a sua capacidade de filtragem de partículas virais. São eles tecido de saco de aspirador; cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%); algodão (como camisetas 100% algodão); fronhas de tecido antimicrobiano.

As máscaras caseiras, além de simples, que não exige grande complexidade na sua produção, tem se comprovado eficiente no combate à propagação do coronavírus.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas