Connect with us

Política

Josi lança candidatura em Gurupi: “aqui está o palanque da atitude, com Carlesse”

No ato político, Carlesse lembrou dos processos eleitorais que enfrentou e fez considerações sobre Josi Nunes, sobre César Halum e Eduardo Gomes

Published

on

Josi lança candidatura em Gurupi aqui está o palanque da atitude, com Carlesse
Ato de oficialização de candidatura foi realizado em Gurupi

Por Romilton Messias
jornalista DRT-TO 757

Quase 80% dos 513 deputados federais em exercício no Brasil, tentarão a reeleição em outubro, somando um total de 407 parlamentares, de acordo com dados levantados pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Na noite desta sexta-feira, 31, em Gurupi, a deputada federal, Josi Nunes (PROS), que está entre os postulantes mencionados pelo órgão da Casa Legislativa Federal, oficializou sua campanha à reeleição na Câmara.

Filha do ex-prefeito gurupiense, Jacinto Nunes (in memorian), Josi Nunes iniciou sua fala defendendo a renovação do mandato do governador Mauro Carlesse (PHS), “para exercer o voto, tem que ter coragem de decisão, e coragem é tomar atitude, e aqui está o palanque da atitude, com Carlesse. Nós tivemos atitude no primeiro turno dessas eleições, na eleição suplementar, quando nós fomos para as ruas, eu fui de um lado, o Carlesse foi de outro, mas nós estamos exercendo nosso direito. A atitude vai crescer a estabilidade de Carlesse”, disse a deputada.

Ainda segundo Josi, “agora é outro momento, é por isso que nós estamos aqui, governador, estamos aqui pela boa governança, nós queremos somar a vocês, para que faça a diferença”, e completou dizendo que “é preciso fazer algo, que Carlesse falou esses dias, numa entrevista na CDL, ele disse o seguinte, ‘nós vamos estudar e planejar vocações regionais’, do sudeste, do norte, do centro, e iremos qualificar a nossa gente, e vamos estimular a produtividade industrial, turística, o agronegócio, agricultura familiar, o comércio, o setor de serviços, para que possamos gerar emprego e renda, que é o que nosso trabalhador precisa”.

Carlesse conclama parceiros

No ato político, o candidato à reeleição, Mauro Carlesse, lembrou dos processos eleitorais que enfrentou e pontilhou considerações sobre a deputada Josi Nunes, sobre César Halum e Eduardo Gomes (SD), parlamentares que estavam no evento. “Sempre caminhamos nesse processo eleitoral, mas ela (Josi Nunes) sempre de um outro lado, composição que sempre existe, uns candidatos que disputam de um lado, e outros, de outro. E a Josi sendo da região, mas ela sempre estava, não estava contra o Carlesse, mas ela tinha um grupo político que acompanhava, mas hoje eu acredito e tenho certeza Josi, que juntos, vamos fazer a diferença, não só no Sul do Estado, mas em todo o Tocantins”.

Sobre Halum (PRB), Carlesse disse que “é um parceiro que lá do outro lado, no norte do Estado, pegou na mão do Carlesse e apresentou para aquela população de Araguaína e região”, e que, com o apoio do pluralismo parlamentar e do Executivo de Araguaína, intermediados por Halum, foi muito bem votado na cidade e em sequência no Bico do Papagaio. Carlesse citou também Eduardo Gomes, “que está nos apoiando e nos ajudando, não esteve conosco no primeiro momento, como a Josi Nunes, e como outros companheiros que não estiveram, mas agora sim, entenderam que nós precisamos mudar o Estado”.

Eduardo do Dertins e Halum

Eduardo do Dertins (PPS), que também estava no lançamento da candidatura da deputada, falou abertamente que “vota” e trabalha para que Halum consiga uma das cadeiras no Senado Federal. “César Halum, que foi deputado Estadual comigo, desde meu primeiro mandato, escreveu sua história no cenário do nosso Tocantins. Eu quero testemunhar, conhecendo seu trabalho, César. Eu voto César Halum, para que nós possamos, de uma vez por todas, passar a escrever a história do Tocantins com a nossa caneta, com o nosso punho. Uma história de conquista, uma história de desenvolvimento”.

Eduardo também desaprovou o governo Miranda (MDB) e enalteceu a atual gestão estadual. “Vivemos em um período difícil, um período onde o Governo do Estado (Marcelo Miranda) deixou uma lacuna nos sonhos, nas expectativas, dos cidadãos, na expectativa do desenvolvimento queremos para o nosso Estado”. Em seguida, citou a eleição de Carlesse, na presidência da Assembleia Legislativa. “Gurupi começou a brilhar, Gurupi começou a fazer o seu papel no desenvolvimento do Estado. Quando nós chegamos à Assembleia Legislativa, a representação de Gurupi começou a trabalhar por esse Estado, quando Mauro Carlesse assumiu a presidência. Foi ali Mauro que eu tive muita alegria, que tive muito orgulho, em cada conquista, em cada trabalho, fazendo com que essa história começasse a mudar, foi lá na Assembleia Legislativa, que articulamos e trabalhamos junto com todos os deputados, os recursos que hoje vão pavimentar a TO-365, são R$ 65 milhões que estão articulados e votados, para que possamos criar a estrada de Gurupi ao Trevo da Praia, pavimentada. E mais R$ 1 milhão e 800 mil, para repormos a Rodoviária”.

Halum iniciou sua fala ressaltando que “tenho muita responsabilidade com minha candidatura ao senado”. Sobre seu apoio a Carlesse nas Eleições Suplementares, Halum explicou: “não tive medo, apoiei Carlesse, naquele momento, e muitos me diziam assim, ‘você vai apoiar um candidato do Sul do Estado?’, eu respondia a eles, ‘o Tocantins não é loteamento, que você divide uma parte para cá e uma parte para lá, o Tocantins é um corpo inteiro’, se formos diferenciar o Norte do Sul seremos sempre um Estado dividido, cheio de divergências, e nós precisamos conciliar, fazer as pessoas se encontrarem, nos dar as mãos e construir um Estado justo, que combata a desigualdade”.

Halum concluiu afirmando que os sulistas do Estado do Tocantins são bairristas. “Vocês fizeram correto, votaram em Mauro Carlesse, 92% dos votos de Gurupi mostraram que vocês tinham o desejo de ter um representante de vocês, e o destino marcou uma outra eleição para o dia 7 de outubro, agora é pra valer, é para o mandato de quatro anos. Precisamos garantir a governabilidade de Carlesse, por mais quatro anos”.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas