Connect with us

Estado

Força-tarefa volta a intensificar combate na Serra do Lajeado

Ações se concentram na região de chácaras, cerca de 10 km da Capital, após fogo descer das encostas

Published

on

Fogo atinge encostas da Serra do Lajeado, em Palmas, e equipes voltam a fazer combates

Integrantes da Força-tarefa criada para combater os incêndios florestais na Serra do Lajeado, em Palmas, voltaram a intensificar nesta quarta-feira, 1º de setembro, as ações na região de chácaras, cerca de 10 km da Capital. O fogo desceu as encostas ameaçando queimar as propriedades nos arredores. Quinze homens já estão no local e outros devem se deslocar a partir do meio-dia.

As queimadas começaram pelo Morro da Tartaruga, no sábado, 28, na parte de frente para o perímetro urbano, no período da tarde, e se intensificaram no domingo, 29, data em que se criou a Força-tarefa composta pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual, Brigada de Combate a Incêndios Florestais/Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e Defesa Civil Municipal de Palmas.

Desde o final de semana, dezenas de focos já foram combatidos, contudo, em algumas áreas de serra havia dificuldade e perigo para as equipes chegarem. Mesmo com as chuvas da madrugada dessa terça-feira, 31, o fogo continua na altura da região das chácaras.

Na manhã desta quarta-feira, após monitoramento, a equipe do Naturatins, com oito integrantes, observou a movimentação descendente das chamas, o que atraiu o deslocamento imediato de mais sete militares do Corpo de Bombeiros e Brigadistas Estaduais.

Outros brigadistas da Defesa Civil Municipal de Palmas vão se juntar ao grupo para reforçar o combate. A meta é extinguir esse foco ainda nesta quarta-feira.

Ações se concentram na região de chácaras, cerca de 10 km da Capital, após fogo descer das encostas – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas