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ETI Olga Benário celebra o Dia Internacional de Conscientização do Autismo com palestra e depoimento de pai de aluno autista

“Félix gosta de vir para a escola, ele sente aqui como um segundo lar, isso graças a todo o apoio recebido, em especial da professora auxiliar Rebeca”, disse o pai

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Zanata falou da importância do apoio de todos para o desenvolvimento do seu filho

 

A Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Olga Benário realizou na manhã desta terça-feira, 02, um momento de interação e partilha com o objetivo de divulgar junto à comunidade escolar, informações sobre o autismo visando reduzir o preconceito e promover o respeito e acolhimento as pessoas afetadas por esse transtorno.

O Dia Internacional de Conscientização do Autismo teve início com um Momento Cívico seguido da apresentação da música ‘Você é especial’, de Luciana Antunes, executada pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental, incluindo a participação de um aluno autista que cantou e dançou com os colegas. Fechando as apresentações, a poesia ‘Sou autista’, foi declamada pelo aluno do 5° ano, Gabriel Vieira de Macedo.

Na ocasião, a professora e psicóloga, Rejane Sousa, falou sobre o que é o autismo e como lidar com essa doença. Por meio de exemplos, a educadora mostrou aos alunos algumas características típicas do autismo como, a agitação, a introspecção, dificuldade de aprendizagem, a dificuldade de sentir e expressar sentimentos, e sobre como devemos proceder para acolher e conviver harmoniosamente com o autista.

“Uma das principais dificuldades que a criança autista tem é o barulho, e nós enquanto educadores, precisamos fazer os colegas dela entenderem suas limitações quanto ao barulho, agitação, aglomeração de pessoas, a questão do toque, como é difícil ela desenvolver as atividades com esse barulho dentro da sala de aula e que devemos ajudá-la respeitando suas necessidades”, disse a professora, acrescentando que: “no geral, as crianças são muito receptivas e conseguem lidar com a criança especial, elas acolhem e desenvolvem um vínculo afetivo, de cuidado e muita atenção com o colega”.

Sousa destacou ainda que, para o pleno desenvolvimento da criança autista, precisa haver muita interação entre a família e a escola. “O desenvolvimento do autista seria mais pleno se houvesse mais participação e interação da família, pois são poucos os pais que realmente entendem que a criança autista necessita das terapias alternativas, que ele precisa interagir em outros espaços que não seja só o ambiente escolar. Os pais precisam estar atentos e descobrir e estimular as necessidades da criança, seja no esporte, na música, nas artes, enfim”, concluiu Rejane Sousa.

 A ETI Olga Benário possui dois alunos diagnosticados com autismo e um sob avaliação para definição de diagnóstico, mas todos são acompanhados em sala de aula por um professor auxiliar, um deles é o Félix Tomé Sombra Neto.

Na oportunidade, os alunos puderam ouvir também o depoimento do engenheiro mecânico, Flávio Zanata, pai do Félix. Zanata falou da importância do apoio de todos para o desenvolvimento do seu filho. “O Félix precisa de todos vocês, ele precisa do amor, da compreensão, porque como já foi dito aqui, todas as crianças são diferentes e o autista também. No caso do meu filho, a sua maior dificuldade é a interação e muitas vezes as pessoas não entendem isso”, ponderou.

Zanata enfatizou que o autista é uma pessoa pura, que não enxerga maldade em ninguém e que encontrou na escola o acolhimento necessário para o filho. “Eu gostei demais dessa escola devido à interação e apoio que o meu filho recebe desde a portaria até a sala de aula, todos o conhecem e apoiam e eu valorizo uma escola inclusiva, não só do autista, mas de todas as deficiências. O Félix gosta de vir para a escola, ele sente aqui como um segundo lar, isso graças a todo o apoio recebido, em especial da professora auxiliar Rebeca, que o acompanha no dia a dia em sala de aula”, enfatizou Zanata.

“Nós agradecemos pela confiança depositada na escola e na nossa equipe, somos todos realmente comprometidos com o trabalho e com as crianças que aqui estudam”, finalizou a diretora da ETI, Cândida Cecília Arruda.

A pauta da programação alusiva ao Dia de Conscientização do Autismo segue no período da tarde com atividades voltadas para roda de conversa com os alunos e a amostra de filmes e vídeos sobre o tema.

Escola Darcy Ribeiro

Na Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada na quadra Arse 91, que possui quatro alunos diagnosticados com autismo e outros dois sob avaliação para definição de diagnóstico, pais e alunos participaram de palestra na sala de recursos multifuncionais sobre autismo quando foram esclarecidas características do transtorno e apresentados sinais que podem auxiliar os pais a observar seus próprios filhos. “Uma forma de identificar uma criança autista é observar seu desenvolvimento, que compreende as transformações pelas quais a criança passa ao longo do tempo”, disse a coordenadora de Educação Inclusiva da Semed, professora Monique Wermuth Figueras.

Os alunos assistiram ainda a vídeos explicativos sobre o autismo e que apresentavam as dez coisas que todo autista gostaria que você soubesse com o depoimento de Marcos Petry, autista, escritor, palestrante, produtor de conteúdo no canal Diário de um Autista e músico, além de roda de conversa e apresentações sobre o tema.

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