Connect with us

Cidades

Especialistas em mercado imobiliário apontam crescimento e possibilidade de bons negócios no Tocantins

Palestras do 1º Fórum de Investimentos imobiliários do TO orientaram mais de 2 mil pessoas interessadas em investir de forma segura e rentável

Published

on

Com a queda da taxa básica de juros (SELIC) para 2,25% ao ano, muitos investidores precisaram rever suas estratégias. Com isso, o mercado imobiliário acabou atraindo a atenção de muitas pessoas. Para auxiliar quem deseja fazer a aquisição de imóveis para investimento, foi realizado o 1° Fórum de Investimentos Imobiliários do Tocantins. Ao longo da semana, especialistas debateram todos os impactos da queda da taxa de juros e as oportunidades para o setor. Conforme apresentação da Superintendente Executiva de Habitação da Caixa no Tocantins, Paula Rovani, a quantidade de negócios já cresceu em comparação com 2019. “No primeiro semestre de 2020, já foram 708 pelo SBPE, que contempla imóveis de médio e alto padrão, e 849 pelo FGTS, que considera os imóveis populares, enquanto no ano passado foram 261 financiamentos pelo SBPE e 700 pelo FGTS, no mesmo período. Um crescimento bastante significativo”, afirmou.

Só para ter uma ideia do quanto o mercado está favorável para a compra de imóveis, a SELIC (taxa básica de juros da economia) atualmente está em 2,25%. Há alguns anos, com a taxa mais alta, a média do valor da parcela inicial de um comprador de imóvel – com intuito de financiar 200 mil reais, em 30 anos – era de, aproximadamente, R$ 2.560. Hoje, o mesmo consumidor pode conseguir uma parcela mensal de cerca de R$ 1.580.

“O impacto é muito positivo. Não existe cenário melhor e taxa de juros menor do que vemos hoje. É o momento certo não só para investir, mas também para sair do aluguel”, completou Marcos Antônio, um dos diretores da Casa63 e um dos comentaristas do Fórum.

O evento foi apresentado por Bruno Lessa, diretor do Portal VGV e um dos principais estudiosos do mercado imobiliário brasileiro. “Quando ingressei no mercado imobiliário, há mais de 1 década atrás, o que mais me dificultou no início foi justamente a informação. Até entender toda a dinâmica do mercado imobiliário, da economia, das cidades, do plano diretor, potencial construtivo e de engenharia demorou muito tempo, de 10 a 15 anos. Nesse fórum, nós conseguimos encurtar o caminho para vocês”, disse.

O Fórum também contou com a participação de Luiz Artur Nogueira, que é um dos responsáveis pela pauta de economia da Revista Isto É Dinheiro, colunista da TV Bandeirantes e do Portal IG, que falou sobre as projeções econômicas para os próximos meses e o cenário que vem se desenhando diante da situação em que vivemos, tanto por conta da pandemia, como pela política econômica do Brasil e do mundo em si. Também foi realizado um painel com os principais secretários de desenvolvimento, das principais cidades do Tocantins.

“Muito bacana ver todo o envolvimento da população e dos profissionais. Esse foi um evento criado em conjunto, em prol do desenvolvimento do setor imobiliário no Tocantins. Nosso mercado é excelente, mas precisamos levar em conta muita coisa para que seja feito um bom investimento. Com a ajuda de especialistas, trouxemos as informações necessárias”, afirmou João Pimenta, também diretor da Imobiliária Casa63, organizadora do evento.

Quem participou também aprovou a iniciativa. “Parabéns pela altiva abordagem focada na educação financeira como conhecimento elementar e necessário para os trabalhadores e empreendedores do Brasil”, avaliou um dos participantes, o economista Vilmar Wanderley.

Conteúdo permanece disponível
Mais de 2 mil pessoas, de 7 estados brasileiros, acompanharam o evento, totalmente online e gratuito. Os vídeos de cada palestra continuam disponíveis no site https://www.casa63.com.br/investimentoimobiliario para quem quiser assistir. Um relatório executivo será disponibilizado a todos os que se inscreveram no evento, com o resumo dos principais dados apresentados. Para continuar recebendo informações sobre investimento imobiliário, os interessados também podem se inscrever no canal do YouTube Casa 63.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas