Connect with us

Cidades

CREAS de Porto Nacional faz palestra sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Published

on

 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Porto Nacional, através da Secretaria da Assistência Social promoveu uma importante palestra sobre o “Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura, secretarias da Educação e da Saúde Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude, Promotoria de Justiça da 4ª Vara da Infância e Defensoria Pública.

A palestra foi em alusão ao Dia 18 de Maio, quando o tema é lembrado em todo o país. As explanações ficaram por conta da médica Pediatra da Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Nova Capital, Janice Hoffman, a psicóloga do Centro de Especialidades Médicas (CEME), Suely Coelho e da psicóloga e coordenadora do CREAS, Katiuscia Aguiar. As servidoras explicaram o que caracteriza a violência sexual, como identificar e quais órgãos procurarem quando houver alguma suspeita.

Para denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, basta ligar para o “Disque 100”, que é um serviço de proteção com foco em violência sexual, vinculado ao programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O evento aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Dona Aparecida Bertran Venturini, no setor Vila Nova, e reuniu mães e responsáveis pelos menores que frequentam a creche, além de educadores e profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.

Foram abordados os seguintes temas: questões emocionais, mudanças comportamentais, cuidados com o corpo da criança, a atenção quanto a manchas, vermelhidão dentre outras situações suspeitas.

A palestra contou com a presença do prefeito Joaquim Maia, do comandante do Tiro de Guerra 11005, subtenente Fábio Eduardo, do capitão da Polícia Militar Roosewelder Amaral, das secretárias municipais, Verônica Fontoura (Assistência Social), Shyrleide Maia (Educação), Anna Crystina Brito (Saúde), além da advogada do CREAS, Quinara Resende, o presidente do CMDCA, Alan Gomes, a psicóloga e coordenadora do CREAS, Katiuscia Aguiar, e a comunidade.

“Em Porto Nacional precisamos trabalhar muito essa questão. A Rede de Proteção deve ser ainda mais atuante em prol da comunidade. O trabalho deve prosseguir em conjunto com a Assistência Social, Educação, com as estruturas preparadas pelos servidores e a formatação da legislação municipal. Tudo que tem sido feito, está nos subsidiando para que tenhamos mais condições de trabalhar para a comunidade”, disse o prefeito Joaquim Maia.

“Uma nova composição do Conselho Tutelar está sendo preparada. As inscrições encerram no dia 31 de maio. Outro grande passo é a formação do Conselho Tutelar, em Luzimangues. Hoje, no Distrito, não tem menos que 20 mil habitantes. Temos sob nossa guarda, outra cidade pra ser cuidada”, analisou o Prefeito.

Para a Secretária Municipal da Assistência Social, Verônica Fontoura intuito do evento foi o de alertar a comunidade educacional sobre o Dia 18 de Maio, despertando nos pais e responsáveis a necessidade de estarem atentos ao que possa acontecer de estranho em sua casa ou no convívio mais próximo.

“Todo esse mês de maio trabalhamos justamente nessa conscientização da família e da sociedade quanto a essa problemática”, pontuou Verônica.

A médica pediatra Janice Hoffmann explanou sobre os sinais e consequências psicológicas de quem é vítima desse tipo de abuso. “É muito importante façamos esse compartilhamento de informações com as pessoas, porque é através disso que iremos conseguimos alcançar um maior número de pessoas”, explicou.

Katiuscia Aguiar destacou sobre os serviços ofertados pelo CREAS e apresentou a equipe que compõe o Centro, de Porto Nacional.

O que é o CREAS?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública de abrangência municipal ou regional Referência para a oferta de trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social. O Centro ainda é articulador de proteção social especial de média complexidade, sem rompimentos de vínculos.

O objetivo é contribuir para o fortalecimento da família, bem como a inclusão das mesmas no sistema de proteção social e nos serviços públicos; restaurar e preservar a integridade e a autonomia dos usuários; romper com padrões violadores de direitos; reparar danos e a incidência de violação de direitos; e prevenir a reincidência de violações de direitos.

Composição do CREAS Porto Nacional

1 coordenadora, 2 psicólogas, 2 assistentes sociais, 1 pedagoga, 1 advogada, 1 assistente administrativo e 1educador social.

 

ONDE PROCURAR AJUDA?

Disque CREAS: (63) 99209-0754

Disque 100

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas