Connect with us

Cidades

Centro de Fauna do Tocantins registra mais de 300 aves atendidas no período de um ano

Entre outubro de 2021 e outubro de 2022, o Cefau atendeu 349 animais, dos quais 237 eram aves de variadas espécies, além de 44 mamíferos e 68 répteis

Published

on

Araras estão entre os animais mais atendidos pelo Centro de Fauna do Tocantins - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

 

Por Arthur Girão/Governo do Tocantins

O Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) atendeu 349 animais, no período de 20 de outubro de 2021 a 20 de outubro de 2022. Durante todo o ano passado, o número de animais silvestres atendidos pela equipe do Cefau foi de 147. Os registros de atendimentos foram divulgados pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Dos animais que foram atendidos durante os 12 meses apresentados no relatório, 237 eram aves de várias espécies, sendo a maioria araras. Também receberam cuidados dos profissionais do Centro 44 mamíferos e 68 répteis.

De acordo com a coordenadora do Cefau, Samara Almeida, o Centro é um local de passagem, aonde os animais que chegam são avaliados, tratados e reabilitados. Os que demonstram condições para sobreviver em seus habitats são devolvidos à natureza e aqueles que não têm mais condições de viver sem intervenção humana são encaminhados para viverem em reservas conservacionistas parceiras do Naturatins, que oferecem condições semelhantes às de seu habitat.

O Centro de Fauna tem como competência receber animais apreendidos, recolhidos ou resgatados em todo o Tocantins. Após dar entrada no Centro, é feita avaliação de seu estado de saúde, incluindo nível de estresse e domesticação. Cada animal recebe prescrição de tratamento de acordo com essa avaliação.

Edição: Caroline Spricigo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas