Connect with us

Cidades

Paraíso do Tocantins se torna referência para o INCA em programa de cessação de tabagismo 2022

Published

on

 

Fonte: Cida de Sousa | Prefeitura de Palmas
01/05/2022 – Publicado às 13h21

O município de Paraíso do Tocantins recebeu na quinta-feira, dia 28, equipe da Divisão de Controle de Tabagismo e Outros Fatores de Risco (Ditab), do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Secretaria Estadual de Saúde para deliberar sobre Programa de Cessação do Tabagismo 2022. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença dos secretários municipais Arllérico André, de Saúde e Deley Oliveira de Educação e Juventude. 

“Recebemos esta visita técnica em função dos trabalhos e atividades que o município vem desenvolvendo voltado à prevenção do câncer relacionado ao uso do tabaco. Temos uma rede que tem trabalhado a questão da redução do tabagismo, onde os usuários são acompanhados através de grupos que são realizados nas unidades básicas de saúde. Temos fortalecido a questão da prevenção do câncer de mama e do câncer do colo uterino. Portanto o objetivo principal é fortalecer esta rede e nos sentimos lisonjeados em receber esta visita”, afirmou Arllérico André, secretário de Saúde. 

A visita dos técnicos do INCA e da Secretaria de Saúde também se estendeu à Unidade Básica de Saúde “Wilfran Marinho”, Jardim Paulista, onde serão aplicados questionários aos profissionais de saúde e também ocorre uma exposição de banners sobre a temática que posteriormente se estenderá as demais unidades de saúde. 

Também participaram Solange Morais e Kleber Nascimento da Diretoria de Atenção Básica da SEMUS; Lívia Milhomem, superintendente de Saúde; Nicéia Ribeiro e Andrea Cristina Silva da Secretaria Estadual de Saúde e Diego Alves, representante da Organização Pan-Americana da Saúde, em Brasília, Vera Borges, Erica Cavalcanti e Lucas Cabral da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco (Ditab), do Inca. 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas