Cidades
Cine Cultura exibe documentário sobre cena feminina independente do Tocantins
Texto: Secom/Prefeitura de Palmas
Inspirado no Sonora Festival de Compositoras de Palmas, que foi realizado nos anos de 2018 e de 2019, e para mostrar o impacto que o festival teve entre mulheres que produzem na cena independente do Tocantins, o documentário ‘Entoadas – para que as outras continuem no mesmo tom’ será exibido nesta terça-feira, 15, às 19h, no Cinecultura do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
Produzido pela produtora Círculo Filmes e dirigido pela realizadora Luciana Pettenon, o documentário de 30 minutos traz relatos de quem atua na cena feminina independente de Palmas e mostra como o Festival Sonora foi importante para a consolidação de seus trabalhos e para abrir caminhos para que outras mulheres e meninas possam sonhar e viver da arte e cultura, além de ter inspirado outros movimentos na Capital.
“O nosso trabalho de pesquisa foi fazer um panorama dessa cena feminina da capital, entrevistando mulheres que estavam no início da cena, tocando nos primeiros bares da cidade voltados para o meio alternativo, até a geração de hoje que lida com a realidade dos streamings”, conta a diretora Luciana Pettenon.
Ainda de acordo com ela, o filme mostra como os movimentos de mulheres, não só fortalecem e inspiram, mas também mexem com toda a cadeia produtiva cultural, “Nós sabemos que a cena cultural independente, não só aqui no Tocantins, é historicamente dominada pelos homens e que ainda hoje as mulheres encontram resistência para ocuparem esse lugar. Então quando vemos iniciativas como o Sonora que não só criam esses espaços para as mulheres, mas fortalecem e inspiram outras mulheres a ocuparem, é um movimento que acaba reverberando e consequentemente fomentando toda a cadeia produtiva”, conclui Pettenon.
Já para Erika Mariano, que fez a montagem do filme, Entoadas é sobre empoderamento, “É um filme que mostra que quando mulheres se unem para se fortalecerem, elas transformam a todos que estão à volta, entoando no mesmo tom, é um filme que inspira e empodera mulheres”, acredita.
O filme faz parte do projeto ‘Mulheres da Cena Independente do Tocantins’ contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins – Audiovisual, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e do Fundo Nacional de Cultura.
Ficha Técnica:
Pesquisa, roteiro e direção: Luciana Petteno
Montagem: Erika Mariano
Produção executiva e comunicação: Ana Elisa Martins
Produtora: Círculo Filmes
Duração: 30 min.