Geral
11 entidades da sociedade civil estão aptas para concorrer a eleição do Conselho Estadual da Pessoa Idosa
A eleição para a escolha de sete organizações não-governamentais para compor o Conselho da Pessoa Idosa será realizada no próximo dia 18.
O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedi), órgão ligado à Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), divulgou no Diário Oficial do Estado (Doe/TO) nº 5.540 de sexta-feira, 07, a lista preliminar das organizações não-governamentais habilitadas a participar da eleição para o Biênio 2020/2022. Ao todo, 11 instituições estão aptas para concorrer às sete vagas de representantes da sociedade civil organizada no Conselho.
O Conselho é um órgão de caráter permanente e deliberativo, composto por 14 membros, e seus respectivos suplentes. A Assembleia Estadual para eleição das sete entidades não-governamentais habilitadas será realizada dia 18 de fevereiro, em local e horário a definir. Já as sete vagas destinadas a representantes do Poder Executivo e seus suplentes serão preenchidas por indicações dos respectivos órgãos públicos que fazem parte do Conselho
A lista definitiva dos representantes das entidades civis eleitas para o Conselho, será divulgada dia 17 de fevereiro, no Diário Oficial. Já a posse de todos os membros representantes Poder Executivo e Sociedade Civil está prevista para o dia 08 de abril.
Após a nova diretoria ser empossada, o Conselho irá atuar na fiscalização da política estadual de atendimento à pessoa idosa, incentivando ações que promovam a garantia dos direitos dos idosos, bem como a participação deles nas atividades.
Lista preliminar
Estão aptas para concorrer a eleição: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/TO), Associação Tocantinense de Desenvolvimento Social e Cultural de Apoio aos Velhos Desamparados (ASTODECUZED), Conselho Regional de Enfermagem(Coren), Conselho Regional de Serviço Social(CRESS), Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins (FACOM/TO) , Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado do Tocantins (FAPITO), Federação das Apaes do Estado do Tocantins (FEAPAES/TO), Instituto de Assistência Social Ebenezer(IASE) ,Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), Serviço Social do Comércio (SESC) e Universidade Federal do Tocantins (UFT)